A Prefeitura realiza amanhã (12), das 18h às 22h, na Escola Municipal Pirajá da Silva (Avenida Lima e Silva, 357), na Liberdade, a 6ª Oficina de Bairros do Plano Salvador 500. O evento tem como objetivo fazer um levantamento das condições atuais da região: os problemas enfrentados por moradores e frequentadores habituais, e também as vocações e pontos fortes locais. Além desse diagnóstico, as discussões deverão apontar sugestões de melhorias e gerar subsídios para projetar o futuro da região e da cidade.

“Todos os moradores da Liberdade e adjacências estão convidados para participar da Oficina e contribuir com o conhecimento e a percepção que têm do bairro, bem como expectativas e anseios", explica Tânia Scofield, coordenadora técnica do Plano Salvador 500. "Além de moradores, o evento é aberto a pessoas que, apesar de não morarem ali, convivem com o bairro diariamente, como trabalhadores, empresários". A Oficina dessa quarta envolverá os bairros de Baixa de Quintas, Caixa D'Água, Cidade Nova, Curuzu, IAPI, Lapinha, Liberdade, Pau Miúdo, Pero Vaz, Retiro e Santa Mônica.

Na sexta-feira (14), a Oficina de Bairros ocorrerá na Associação Cultural Caballeros de Santiago, no Rio Vermelho, direcionada aos seguintes bairros: Alto das Pombas, Barra, Calabar, Canela, Engenho Velho da Federação, Graça, Ondina, Rio Vermelho e Vitória. Estão previstos ainda mais nove encontros até dezembro, quando se encerra a primeira etapa de discussões públicas do Salvador 500. "Iniciaremos em 2015 novos ciclos de debates, dentro do objetivo do plano, que é estabelecer metas de desenvolvimento para nossa cidade até 2049, quando Salvador completa 500 anos", afirma Silvio Pinheiro, coordenador geral do plano. "E o ponto forte desse trabalho é o envolvimento participativo da população e das entidades representativas da sociedade nas discussões acerca da Salvador que queremos."

Lançado no início do ano, o Plano Salvador 500 visa discutir amplamente o desenvolvimento do município, sob os mais diversos aspectos, como a sustentabilidade, o ordenamento e a melhoria de vida da população. O resultado desse trabalho subsidiará políticas e ações sociais, econômicas e urbanísticas para os próximos 35 anos, entre elas a elaboração do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) e da Lei de Ordenamento do Uso e da Ocupação do Solo (LOUOS).