Os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Alfredo Amorim, na Ribeira, tiveram uma quarta-feira (23) especial com o concerto didático apresentado pelos músicos do Quarteto Radamés Gnattali. A iniciativa faz parte do Brasil de Tuhu, programa que realiza educação musical em unidades públicas de ensino em todo o Brasil. Cerca de 200 estudantes tiveram a oportunidade de apreciarem os sons dos violinos, viola e violoncelo, em um repertório de cantigas brasileiras retiradas do Guia Prático do maestro Heitor Villa-Lobos (cujo apelido de infância era Tuhu).

O Brasil de Tuhu acontece em Salvador desde o início da semana. Já foram palco da atividade as escolas municipais Vila Vicentina, na Lapinha, e Abrigo dos Filhos do Povo, na Liberdade. Nesta quinta (24), o grupo visitará a Escola Municipal Nossa Senhora de Nazaré, também na Liberdade.

Além do concerto para os estudantes, também será feita uma oficina de Vivência Musical para educadores de diversas disciplinas. A atividade será conduzida pela musicista Josiane Kevorkian e pelo maestro Bruno Jardim, que ensinarão a base para a musicalização infantil e conteúdos específicos de canções que podem ser aplicadas para o aprendizado.

“Quando as crianças têm contato com a música, conhecendo Heitor Villa-Lobos, que é o nosso inspirador para criação do projeto, elas despertam interesse pela cultura brasileira e passam a ter contato com a linguagem musical”, ressalta a produtora executiva do Brasil de Tuhu, Lívia Simas. As atividades combinam jogos, performances e diferentes recursos didáticos que podem ser aplicados em todo tipo de aula, além de serem um espaço ideal para trocas de experiências entre os educadores.

Impressões - A vice-diretora da escola Alfredo Amorim, Luciana Argolo, vê na música uma das formas de estimular o desenvolvimento dos alunos no processo metodológico de ensino. “Ao longo da minha caminhada, tenho observado que a música é uma linguagem capaz de fazer com que a criança desenvolva concentração, o que proporciona descobertas e auxilia no aprendizado de outras disciplinas”, destaca.

A estudante Juliana Santos Ferreira, 12 anos, ficou encantada principalmente quando escutou os violinos. “Acho o som muito clássico, muito bom para a pessoa se acalmar”, elogiou a pequena, que pretende aprender a tocar o instrumento.