Os 225 alunos do 4º e 5º ano da Escola Municipal Professor Ricardo Pereira, em Cajazeiras VIII, tiveram uma manhã diferente nesta quinta-feira (1º). O Turminha do MPF, ministrada pelo Ministério Público Federal (MPF), visitou a unidade escolar e contou com a presença do procurador Fabio Loula. O projeto tem como objetivo contribuir para a formação cidadã de crianças e adolescentes, além de sensibilizá-los para reflexão de temas relevantes para a sociedade e relacionados à atuação do órgão.

Para o diretor da escola, Hamilton dos Santos, a palestra trará um grande impacto na vida desses jovens. “Em um momento com tanta corrupção no Brasil, as nossas crianças absorverem o que está sendo ensinando aqui é muito válido. Aprender que pequenas coisas, como pegar um troco errado e não devolver ou furar fila é errado, acaba influenciando na formação de cada um como pessoa”, disse.

Na ocasião, os estudantes realizaram apresentações de dança, teatro e música – tudo isso para mostrar o que foi assimilado do material entregue pelo MPF, há 15 dias. “Nesse material, os alunos puderam aprender um pouco do que é ser um cidadão honesto e digno. Acreditamos que, por meio da educação, a gente possa construir um lugar melhor para todos”, afirmou Loula.

Funcionamento – A Turminha do MPF foi criada em 2009 com o objetivo de conversar, especialmente com crianças e adolescentes, sobre assuntos relacionados à atuação do Ministério Público Federal. Composta por dez personagens infantis, que representam a diversidade da população brasileira, a ação veio para mostrar aos pequenos cidadãos a importância do órgão na defesa dos seus direitos, com o intuito de contribuir para a construção de uma sociedade participativa e atuante.