Professores e coordenadores pedagógicos da rede municipal de educação poderão participar, gratuitamente, do curso à distância “Saber para cuidar: doença falciforme na escola – Ressignificando a doença falciforme”, do Centro de Educação e Apoio para Hemoglobinopatias (Cehmob-MG), da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Serão ofertadas 150 vagas para educadores vinculados à Secretaria Municipal de Educação (Smed) e que, preferencialmente, tenham alunos diagnosticados com a doença. As inscrições podem ser feitas pelo www.educacao.salvador.ba.gov.br, até quarta-feira (05), através de um banner rotativo na página principal.

O objetivo do curso é fortalecer a capacidade técnica e política dos profissionais de educação em doença falciforme, na perspectiva das relações étnico raciais, e melhorar a qualidade da atenção integral aos alunos falcêmicos. O curso se baseia na metodologia da problematização, que possibilita ao aluno entrar em contato com uma situação que retrata a realidade, sendo conduzido a refletir sobre ela e indagar sobre o que lhe pareça disfuncional. Com carga horária de 45 horas, o curso é dividido em quatro módulos: Módulo introdutório: A doença falciforme e seus contornos na história e na atualidade; Diversidade no contexto escolar; Peculiaridades da doença falciforme no contexto escolar; Articulação em redes de apoio.

Mais informações pelos telefones (71) 3202-3065/3066 ou pelo email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..