O projeto Crianças Condutoras do Futuro, desenvolvido pela Prefeitura por meio da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), realizou, na manhã desta terça-feira (14), uma palestra de conscientização para 50 alunos de 3 a 6 anos, na escola Santa Terezinha, na Avenida Centenário. A ação levada para a sala de aula por dois agentes da Gerência de Educação para o Trânsito (Gedut) pretende formar cidadãos mais conscientes e promover uma mudança de hábito no trânsito, tornando-o mais harmonioso e organizado.

Com atividades lúdicas como apresentações de fantoche, dinâmica em grupo, atividades de colorir e apresentações de vídeos, os agentes esperam atender em 2017, cerca de três mil alunos de escolas públicas e particulares. “Acreditamos que através das crianças o trabalho de conscientização vai ser mais eficaz porque a informação vai chegar para os pais através dos filhos, que farão o papel observador e de reprimir atitudes irregulares. Vamos construir um pensamento de trânsito saudável na sua base”, destacou o palestrante Gilson Santana. O programa começou em 2012 e desde então já visitou cerca de 180 escolas.

Para a gerente de Educação para o Trânsito da Transalvador, Miriam Bastos, essas ações fazem parte de um trabalho cultural em valorização da vida. “A ideia é pensar no futuro condutor, mas também no presente. Estamos, com isso, trabalhando a cultura do trânsito em Salvador”, disse. Qualquer escola pode solicitar a palestra do programa Crianças Condutoras do Futuro, ligando para os números (71) 3202-9063 / 3202-9139. A Gedut também oferece palestras contextualizadas para instituições de ensino superior, além de atualização e reciclagem para empresas na área de segurança no trânsito

Programação de março:

16/03 - Escola Municipal Batista da Vasco da Gama (Federação)

21/03 - CMEI Dom Bosco (Pau Miúdo)

22/03 - CMEI Cosme de Farias (Luiz Anselmo)

23/03 - CMEI Augusto Lopes Pontes (Boa Viagem)