Com a volta às aulas em boa parte das instituições de ensino de Salvador esta semana, agentes da Superintendência de Trânsito do Salvador (Transalvador) promovem trabalho educativo nas áreas de maior movimentação de estudantes. A intenção da ação é educar os motoristas pais de alunos, apontando atitudes que representem risco ou imprudência, e fiscalizar o transporte escolar clandestino. Na manhã desta terça-feira (7), os agentes estiveram na frente do colégio Salesiano, em Nazaré, para dar prosseguimento à operação.

“Essas ações têm a intenção de diminuir os transtornos no trânsito, em locais com grande movimentação de embarque e desembarque de alunos como é o caso da Paralela, Garcia, Pituba e a área da Rótula do Abacaxi. Até o início de março, estaremos fazendo essa orientação em cerca de 20 escolas”, conta o chefe de setor de Campanhas Educativas, Lenildo Galdino.

As ações foram iniciadas na segunda-feira (6) e contam com apoio da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), além da parceria com a empresa Porto Seguro. Um dos locais-alvo da operação foi o colégio Sartre COC, no bairro do Itaigara. Na oportunidade, 150 condutores foram orientados e nenhum veículo escolar foi flagrado em situação irregular.

Empresária e mãe de um aluno do Satre COC, Paola Holanda elogiou a iniciativa. “Muito boa essa medida porque nessa rua, na hora da saída de nossos filhos, fica muito tumultuado. Tem também a questão de moradores da região que não conseguem ter uma mobilidade por causa dos carros que ficam desorganizados esperando os alunos. Outro ponto e um dos mais importantes é a questão da segurança dos estudantes que saem da escola, principalmente quanto ao transporte irregular e acidentes”, disse a empresária.

Palestras - A partir do próximo mês, a Transalvador fará gratuitamente um ciclo de palestras com treinamento sobre trânsito para professores. Professores ou entidades que se interessarem pelo treinamento devem comparecer à Transalvador para solicitar agendamento. O treinamento está sintonizado com as diretrizes educacionais nacionais de educação para trânsito, determinadas através do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Irregularidade – Se um veículo for flagrado irregularmente durante a operação, o motorista é obrigado a levar cada aluno de volta para casa, acompanhado pelos agentes da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob). Depois é feita a apreensão, sem que esses estudantes saibam o que está ocorrendo para evitar transtornos ou constrangimentos.

Orientações relacionadas ao uso de equipamentos de segurança nos veículos, como utilização correta e obrigatória da cadeirinha, é o foco principal da ação. No entorno das escolas, também serão observados itens como sinalização horizontal e vertical para, se for o caso, haver reparos.