A Prefeitura de Salvador já paga o salário-base dos professores da rede pública municipal acima do piso, mesmo com o reajuste de 7,64% divulgado hoje (12) pelo Ministério da Educação. O valor saltou de R$ 2.135,64 para R$ 2.298,80 para os profissionais com formação de nível médio, em início de carreira e que têm carga de 40 horas semanais. Atualmente, o vencimento-base pago pela Prefeitura aos professores com este perfil na rede é de R$2.454,68.

"A Prefeitura tem ampliado, desde 2013, os investimentos na educação. Isso significa também valorizar os profissionais do setor. O resultado é que conseguimos avançar bastante no último Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico (IDEB), saltando nove posições, superando as metas estabelecidas pelo próprio Ministério da Educação", lembrou a secretária municipal da Educação, Paloma Modesto, que participou hoje (12) da Lavagem do Bonfim.

Na rede municipal de ensino, o professor com carga de 20 horas semanais também ganha mais do que o vencimento-base estabelecido pelo Ministério da Educação. O piso nacional é de R$1.149,40. Em Salvador, o professor com a mesma carga horária recebe atualmente R$1.227,34. Entretanto, cerca de 85% dos professores da rede municipal trabalham no regime de 40 horas semanais, o que corresponde a cerca de 6,3 mil profissionais.

A secretária lembrou que, com as gratificações, um professor em Salvador ganha em média R$4,2 mil no regime de 40 horas semanais em início de carreira. "Claro que vamos sempre, dentro das possibilidades da Prefeitura, melhorar as condições de trabalho e renda dos professores de nossa rede. Afinal, educação é prioridade na gestão do prefeito ACM Neto. Tanto que hoje nenhum professor da rede municipal ganha, mesmo quando levamos em conta apenas o vencimento-base, abaixo do teto. Quando somamos as gratificações, que chegam a 75%, a média do salário fica em R$6,6 mil".