Cajazeiras ganhou, apenas nesta terça-feira (21), equipamentos nas áreas da educação, social e lazer. O prefeito ACM Neto entregou a Creche e Pré-escola Primeiro Passo Cajazeiras X, o Centro de Referência de Referência da Assistência Social (Cras) de Cajazeiras VIII e a nova Praça da Rotatória de Cajazeiras X, na companhia de secretários municipais, outros dirigentes e de moradores da região.

A Creche e Pré-escola Primeiro Passo Cajazeiras X segue o mesmo padrão das demais entregues, e têm capacidade para atender 405 alunos de 0 a 5 anos. As estruturas têm 783m² de área construída e são compostas por 10 salas de aula, brinquedoteca e biblioteca, refeitório, área de lazer e acessibilidade, dentre outros itens. O equipamento é padrão em todas as 39 a serem implantadas em diversos pontos da cidade.

Essas unidades integram o Programa Combinado, que tem como uma das ações dobrar o número de vagas na Educação Infantil até o final de 2016. Com a ampliação, o segmento contará com um total de 40.379 vagas, sendo 25% delas na região do Subúrbio Ferroviário. O investimento de R$100 milhões é o maior já feito pela Prefeitura na Educação Infantil em toda a história da capital baiana. Todas as unidades do Primeiro Passo são fruto da parceria entre a Prefeitura e os shoppings da capital baiana.

O prefeito destacou, durante a entrega da unidade de ensino, que a situação da educação não era das melhores quando chegou à Prefeitura, e isso colocou diversos desafios a serem enfrentados para que a área conseguisse ter a qualidade que tem hoje. “Essa é uma área tão fascinante, mas tão complexa, que mexe diretamente com a vida das famílias. Confesso que no início eu me perguntava por onde começar, qual o caminho trilhar, como fazer uma revolução na educação. Esse início foi um período de aprendizagem para que nessa fase do governo pudéssemos dar um salto na área. Esse modelo de creche tem o DNA do soteropolitano”, afirmou ACM Neto.

A secretária municipal da Educação, Joelice Braga, parabenizou a diretora da unidade Elisangela Moreira dos Santos por receber essa escola. “A diretora recebe hoje um grande presente que é essa linda escola, mas ela vai precisar do apoio dos moradores para preservar esse patrimônio, que é da comunidade. Uma unidade de ensino é o melhor presente que uma comunidade pode receber”, disse a gestora.

Vulnerabilidade – Visando contribuir para a prevenção e o enfrentamento de situações de vulnerabilidade social e a inclusão de grupos e indivíduos em situação de risco social nas políticas públicas, o prefeito ACM Neto entregou mais um Centro de Referência da Assistência Social (Cras) requalificado, localizado na Estrada da Paciência, nº 51 em Cajazeiras VIII.

No local, foram realizados serviços de manutenção, pintura, revisão elétrica e hidráulica, conserto de telhado e revisão de forro, construção de banheiros e adaptação dos espaços com os requisitos para acessibilidade. Através do Cras, é possível descentralizar as ações, priorizando o atendimento às famílias residentes nos territórios de maior vulnerabilidade e risco social, já que a população que mais necessita dos serviços de assistência pode acessá-los com mais facilidade.

Cada centro conta com o apoio de oito profissionais, sendo duas assistentes sociais, um psicólogo, um profissional do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e quatro técnicos, atuando em sistema contínuo, de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8h às 12h e das 13h às 17h. Dentre os atendimentos realizados nos espaço estão entrevistas, visitas domiciliares e institucionais, encaminhamentos às unidades da rede assistencial, ações comunitárias, palestras, oficinas e cursos voltados à educação voltados para o mercado de trabalho, incentivo à geração de renda, por meio de encaminhamento para capacitação e intermediação de mão de obra, além de assistência, orientação e encaminhamento para programas sociais.

Praça - Uma área que no passado era ocupada por feirantes ganhou um novo destino. A rotatória de Cajazeiras X, antigamente conhecida como Rótula da Feirinha, foi transformada em praça para o lazer de moradores da região, e foi entregue pelo prefeito ACM Neto, fechando o dia de inaugurações na localidade. O projeto foi pensado para priorizar a saúde dos moradores do entorno, com instalação de academia de ginástica. O destaque dos novos equipamentos que vêm sendo entregues em diferentes localidades da cidade é o banco de concreto modular, que mostrou eficiência pela implementação, tecnologia, bons resultados e também sustentabilidade. Além disso, o local, que recebeu um investimento de R$ 40 mil, recebeu parque e espaço infantil, área de convivência com mesas de jogos e paisagismo.