O Transformarte, programa que oferece aulas gratuitas de música, teatro e dança para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, foi oficialmente lançado nesta segunda-feira (04) pelo prefeito ACM Neto e pelo secretário de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps), Henrique Trindade.

O Transformarte, programa que oferece aulas gratuitas de música, teatro e dança para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, foi oficialmente lançado nesta segunda-feira (04) pelo prefeito ACM Neto e pelo secretário de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps), Henrique Trindade, em solenidade realizada no Centro de Cultura da Câmara de Vereadores. O programa, que oferece oportunidade de transformação sociocultural, funciona desde julho, e já atende 418 crianças e adolescentes entre seis e 15 anos. A estimativa é que cerca de 3 mil sejam beneficiados até o final do ano.

A única exigência para participar do projeto é frequentar curso regular de ensino, já que a ideia do Transformarte é manter o jovem em atividade no turno oposto às aulas, tirando-o das ruas e da ociosidade. Os cursos são realizados em associações de moradores, igrejas, terreiros ou nas unidades dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), com carga horária de nove horas semanais. A coordenação técnica fica por conta de profissionais de renome: Fernando Marinho (Sindicato dos Artistas e Técnicos da Bahia), Sidney Zapata, (Sindicato dos Músicos) e a bailarina e professora Mônica Rocha (Escola de Ballet Clássico).

O prefeito ACM Neto destacou que esse programa comprova que a administração de uma cidade vai muito além de grandes obras. “Estamos construindo um futuro diferente para a nossa cidade. Esse é um programa realizado nos bairros, onde essas crianças, muitas vezes, sem ocupação, se tornam presas fáceis da criminalidade. O que queremos agora é dar não só uma ocupação para essas crianças, mas também garantir que no futuro, quem sabe, possamos ajudar a despertar vocações. Vamos cuidar desse programa com muito carinho, e nosso desejo é ampliá-lo, inclusive com um conjunto de ações para recuperação física de todos os nossos CRAS, que antes estavam instalados apenas para constar e que, agora, desempenham um papel fundamental”, acrescentou.

O secretário Henrique Trindade lembrou que as aulas começaram há cerca de um mês em algumas unidades, já somando bons resultados. Isso foi comprovado com as apresentações de crianças e jovens de comunidades da região da Federação, Brotas e Itapuã, que mostraram desenvoltura em balé, teatro e capoeira, mesmo com pouco tempo de aulas. “Além da inclusão social, objetivo principal do projeto, pretendemos estimular aqueles que se destacam nos estudos a seguirem carreira”, afirmou o secretário, lembrando que não há limite de vagas, ou seja, à medida que forem registradas novas inscrições, serão abertas mais turmas. Para se inscrever, basta comparecer a uma das unidades dos CRAS, das 8h às 17h, e frequentar as aulas regularmente.