Plateia cheia do Teatro Boca de Brasa do Subúrbio 360, em Coutos, para assistir ao espetáculo Infância Protegida, em celebração aos 28 anos da Fundação Cidade Mãe (FCM), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ). Com entrada gratuita, as apresentações foram também a atividade final do trabalho desenvolvido pelos alunos das oficinas de artes visuais, dança, teatro, capoeira, música e esportes nos oito Centros de Convivência Socioassistencial (CCS) da FCM.

Em média, 160 crianças e adolescentes mostraram um pouco do talento em atividades artísticas e culturais diversas como a dança, o rap, a percussão com a utilização de baldes, o instrumental com a utilização de flautas, o coral, capoeira e o balé. Alunos das oficinas de dança e música do CCS Monte do Senhor, situado no Jardim das Margaridas, por exemplo, deram um show, misturando percussão com baldes, dança e acrobacias e recebendo muitos aplausos do público presente.

“Eu gostei, foi muito bom. Ensaiamos muito e tivemos um resultado que nos surpreendeu. Eu estou muito feliz”, disse Luan Gustavo Queiroz, de 13 anos, que integrou a percussão.

Assim como Gustavo, Maria Luíza Souza, de 14 anos, disse ter ficado um pouco nervosa no início, mas depois ficou muito alegre com o resultado. Ela participou de uma apresentação que envolveu a dança e o canto. Da plateia toda a família acompanhava orgulhosa.

“Essa apresentação está sendo muito interessante e educativa. Fiz questão de trazer a minha mãe, minha irmã e a minha filha mais velha para assistir. É muito bom que a minha filha tenha acesso a atividades tão transformadoras como o teatro e a música”, disse Marinalva Souza, 41 anos, mãe de Maria Luíza.

Para a presidente da FCM, Isabela Argolo, o espetáculo traduz a essência do órgão. “Com o espetáculo Infância Protegida, estamos fechando o mês de comemoração dos 28 anos da Fundação. E esse espetáculo traduz exatamente a nossa essência, aquilo que nós fazemos, que acreditamos e todo o investimento realizado na vida de crianças e adolescentes, por meio do qual são oferecidos caminhos, ferramentas e oportunidades tão somente para que o brilho que cada um já possui possa aparecer”, destacou.

Presidente da Fundação Gregório de Mattos (FGM), Fernando Guerreiro também prestigiou o evento. “É um trabalho muito importante que a FCM realiza e esse casamento com a cultura é fundamental para essa geração. É um trabalho já reconhecido que opera toda uma transformação e eu estou muito feliz com o que eu vi aqui hoje, porque é a partir desse movimento que a garotada começa a se interessar pela cultura, e a cultura tem tudo a ver com a cidadania, com a fé e com o caráter. Nada melhor do que usar a cultura e a arte para formar o cidadão”, afirmou.

Também presente no evento, o cantor, compositor e capoeirista Tonho Matéria ressaltou a educação, a cultura e a arte como três pilares importantes para transformar o país e torná-lo modelo para o mundo. “Quando você cuida desses três pilares, você tem uma forma de construir um mundo melhor. Como disse o poeta Gilson Nascimento, ‘criança precisa de horizonte’, e a música do Olodum diz: ‘Educai com esses meninos, que o Brasil tem solução’. Então eu aproveito todas essas falas e sons provocativos para acreditar na mudança e a FCM é isso, esse lugar de transformação. Como educador através da capoeira, eu vi a divulgação do evento nas redes sociais e hoje vim aqui prestigiar e aprender um pouco mais”, disse.

Por meio dos Centros de Convivência Socioassistencial, a FCM atende a mais de 2,1 mil crianças e adolescentes, dos seis aos 17 anos, que se encontram em situação de vulnerabilidade social ou risco pessoal. O roteiro da apresentação do espetáculo Infância Protegida levou em consideração temáticas e informações atreladas ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), principal dispositivo de proteção jurídica e assistência a esse público. As apresentações também foram transmitidas ao vivo pelo canal da FCM no YouTube (www.youtube.com/@FundacaoCidadeMae) e perfil do Instagram (@fundacaocidademae).

Oficinas – Os oito CCS estão espalhados pelos bairros de Periperi, Chapada do Rio Vermelho, Piatã, Nordeste de Amaralina, Saramandaia, Jardim das Margaridas, Canabrava e Engenho Velho de Brotas. Neles, crianças e adolescentes, inclusive os que estão matriculados na rede municipal de ensino, têm acesso a oficinas culturais (dança, música, artes plásticas, capoeira, teatro), oficinas para inclusão digital, cursos de qualificação e de jovem aprendiz, além de reforço de português e matemática em parceria com a secretaria da Educação (Smed).

Fundação – A Fundação Cidade Mãe (FCM) foi criada e implementada em 17 de agosto de 1995, através da Lei 5.045 de agosto de 1995. O trabalho do órgão está voltado para a superação do quadro de desigualdades sociais por meio da formulação e execução de políticas públicas de atendimento a crianças, adolescentes e jovens em situação de risco pessoal, social ou de violação de direitos, na perspectiva da promoção, defesa e proteção.

Reportagem: Priscila Machado/Secom PMS