0
0
0
s2sdefault

Com uma aula inaugural realizada na manhã desta segunda-feira (21), em sua sede, no Engenho Velho de Brotas, a Fundação Cidade-Mãe (FCM) iniciou um projeto pioneiro em todo país, com a oferta de formação de jovens aprendizes nas áreas de arte plásticas, dança, recreação e esporte.

 

Com uma aula inaugural realizada na manhã desta segunda-feira (21), em sua sede, no Engenho Velho de Brotas, a Fundação Cidade-Mãe (FCM) iniciou um projeto pioneiro em todo país, com a oferta de formação de jovens aprendizes nas áreas de arte plásticas, dança, recreação e esporte. A iniciativa, que é fruto de parceria com seis empresas privadas, vai beneficiar, inicialmente, 149 jovens de 14 a 21 anos nas unidades da fundação de Canabrava, Saramandaia e Chapada do Rio Vermelho (Cristo É Vida).

Os jovens terão 15 meses de formação. Neste período, eles passarão por aprendizado teórico e prático dentro das unidades da fundação próximas à sua comunidade. “A grande inovação deste projeto é que, em vez de o jovem aprendiz atuar dentro da empresa, ele estará recebendo a formação na Cidade-Mâe”, explica a presidente da FCM, Risalva Telles.

Para viabilizar o projeto, a fundação conseguiu junto ao Ministério do Trabalho uma autorização especial permitindo que alunos inscritos nos cursos das áreas de esporte e artes possam ser incluídos na categoria de Jovem Aprendiz. Desta forma, eles contarão com uma remuneração que corresponde a meio salário mínimo e auxílio-transporte, entre outros benefícios.

Risalva destaca que adesão das empresas contratantes dos meninos e meninas também tem sido fundamental para a implementação de desenvolvimento do projeto. Até o momento, a ação já contou com a parceria do grupo Sertenge, Empresarial 2 de Julho, Orquestra Canela, Varandas do Vale, S.A. Panificadora e Torres Engenharia. Segundo ela, novas empresas já manifestaram o interesse em participar.

Os aprendizes se inscreveram e vivem nas comunidades onde a fundação já atua, oferecendo cursos e diversas atividades profissionalizantes, esportivas e artísticas. Muitos deles já participam dos cursos disponibilizados pela FCM. É o caso de Fernanda Reis dos Santos, 15 anos, que praticava capoeira na unidade Cristo é Vida. Com o desejo de um dia se tornar médica, ela acredita que o curso de dança lhe dará a oportunidade de começar sua vida profissional e se desenvolver para viabilizar seu grande sonho.

Risalva chama a atenção para importância do projeto no apoio ao crescimento profissional e pessoal dos jovens. “Mesmo que eles não venham a trabalhar com dança, artes ou esportes, essa formação vai permitir eles desenvolvam seu auto-conhecimento e sua auto-confiança. Também é uma forma de enfrentarmos problemas relacionados à pobreza, ao trabalho infantil e à violência”, destaca a presidente da fundação.

0
0
0
s2sdefault

Fale Conosco

O seu canal de comunicação com o nosso site. Caso tenha dúvidas, sugestões ou solicitações de serviços, por favor, mande mensagem que teremos prazer em respondê-la.

Enviando...