Começou nesta semana o projeto AVA no Recesso Junino – iniciativa da Secretaria Municipal da Educação (Smed) com objetivo de incentivar a autonomia dos estudantes no processo de letramento digital, bem como o uso da plataforma de forma complementar à recomposição de aprendizagem. Voltado aos alunos matriculados no Ensino Fundamental (do 1º ao 9º ano), o projeto ocorre até o dia 2 de julho e prevê premiação para os primeiros colocados no ranking de utilização da plataforma.

"A ideia é estimular o contato com os estudos mesmo durante o recesso, com uso dos tablets e plataformas educacionais da Rede Municipal. São atividades lúdicas e atrativas, que promovem a ampliação do conhecimento por meio de uma utilização digital qualificada", diz o secretário municipal da Educação, Thiago Dantas. Esse estímulo ao estudo autônomo, segundo ele, é mais uma estratégia no rol de iniciativas da Smed para a recomposição de aprendizagens prejudicadas pela pandemia da Covid-19.

De acordo com a coordenadora de Inovação Pedagógica da Smed, Jucineide Carvalho, a plataforma AVA Inteligente Salvador possui mais de 74 mil atividades gamificadas, biblioteca digital e soluções conectadas às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que auxiliam no letramento formal e digital, ajudam no raciocínio lógico e no pensamento computacional. "O sistema tem uma interface bem atrativa e de fácil navegação, promovendo maior interesse para nossos alunos e tornando o aprendizado mais prazeroso", conclui.

Texto: Ascom/Smed