Neste início do ano letivo na rede municipal de ensino, Salvador ganha mais um Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei): o Nossa Luta, que foi completamente reconstruído pela Prefeitura na Rua Thomaz Gonzaga, 150, em Pernambués. A entrega da unidade escolar foi realizada pelo prefeito Bruno Reis nesta segunda-feira (7), quando também foram anunciadas as ações na área da Educação municipal em 2022.

Também estiveram presentes no ato a vice-prefeita e secretária de Governo (Segov), Ana Paula Matos, e o titular da Secretaria Municipal da Educação (Smed), Marcelo Oliveira. Durante o discurso, o prefeito lembrou da precariedade das estruturas da rede municipal no passado e como a realidade foi gradativamente transformada, garantindo mais qualidade de ensino, comodidade e segurança para os estudantes.

“Anteriormente, funcionava aqui um Cmei de estrutura pré-moldada, que já não atendia os objetivos presentes e futuros da educação no município. Quem viu antes e vê agora, sabe e constata de forma evidente o tipo de escola que queremos oferecer. As goteiras, o mofo e os riscos de choque fazem parte de um passado distante da educação atual de Salvador. E essa unidade nada deixa a desejar às escolas particulares da cidade. Ficamos felizes de poder, com esforço e trabalho, contribuir para que essas 350 crianças tenham um presente e um futuro melhor. Agora, pais e mães podem deixar seus filhos e irem trabalhar com a segurança de saber que seus filhos estão sendo bem cuidados”, declarou Bruno Reis.

Para o secretário Marcelo Oliveira, a Prefeitura segue com o objetivo de melhorar a estrutura física das escolas de Salvador. “Creio que até 2023 teremos uma mudança ainda mais evidente. Hoje, após a pandemia, temos o desafio de repor a perda de aprendizado ocasionada nos últimos dois anos. E isso requer a união de todos, gestores, vereador, sociedade e todos que compõem a rede de ensino. Sem a colaboração de todos seria mais difícil enfrentar esse desafio”, avaliou.

Com investimento de R$3 milhões, o Cmei foi completamente reconstruído e o antigo prédio de pré-moldado, que sofria com infiltrações, foi substituído por uma estrutura nova, moderna e aconchegante. São 1,3 mil m² de área construída, contendo dez salas climatizadas, acessibilidade com elevador, brinquedoteca, solário, recreio coberto, parque infantil, subestação, elevador, acolhimento, diretoria, vice-diretoria, sala de professores, sanitários para alunos, funcionários e PCD, entre outros espaços.

A diretora da unidade, Rita Mendes Campos, destacou a importância da unidade para a região. “A reforma da escola era um anseio muito antigo de toda a comunidade de Pernambués, e hoje estamos concretizando essa aspiração. A grandiosidade da obra surpreendeu a todos e, tenho certeza, que isso contribuirá bastante para o aprendizado e o trabalho dos colaboradores”, afirmou. Com a intervenção, o Cmei Nossa Luta passou de seis para dez salas de aula, e de 135 para 350 alunos de 2 a 5 anos, da Educação Infantil, sendo uma das mais modernas escolas da região.

*Materiais e programas* – Durante o evento, foi anunciado ainda um pacote de ações para o ano letivo de 2022. Dentre eles estão a entrega de fardamento para os alunos de todas as séries, kit escolar, materiais pedagógicos Nossa Rede, absorventes higiênicos, a plataforma Indique, o aumento de número de salas de Recursos Multifuncionais e o programa Aprender pra Valer.

Com investimento de R$5,9 milhões, a Prefeitura vai distribuir este ano uniformes para todos os alunos da Rede Municipal, desde a Educação Infantil até a Educação de Jovens e Adultos (EJA), passando pelo Ensino Fundamental anos iniciais e anos finais. Além disso, serão entregues pastas com materiais escolares de uso pessoal do aluno, diferenciados por segmentos (Creche – crianças de 2 e 3 anos, Pré-Escola – crianças de 4 e 5 anos, Fundamental I, Fundamental II e EJA) e respeitando as necessidades de cada fase do desenvolvimento cognitivo. O investimento para 2022 é de R$5,6 milhões.

As unidades de ensino também contarão com materiais pedagógicos do Programa Nossa Rede. Os materiais foram construídos de forma colaborativa entre professores, coordenadores e gestores que dialogam com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e implementam o currículo Nossa Rede.

Demais iniciativas:

Combate à Covid-19 – As escolas foram equipadas com materiais para a implementação das medidas sanitárias de prevenção da disseminação do coronavírus. O valor investido é de R$5,1 milhões.

Entrega de absorventes – A Prefeitura já está investindo mais de R$1 milhão para a distribuição mensal de absorventes higiênicos do Ciclo de Cuidados do Programa de Dignidade Feminina para as alunas da Rede Municipal.

Obras – Atualmente, 15 unidades de ensino estão sendo reconstruídas pela Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal da Educação (Smed). Além disso, uma nova unidade, a Escola Municipal Sol Nascente (Ceasa), está em construção. As intervenções somam investimentos de cerca de R$110,8 milhões e promoverão a ampliação da rede em mais de 2 mil novas vagas.