0
0
0
s2sdefault

Algumas das escolas municipais que já contam com horta são a Fernando Presídio, no bairro de Paripe; Filhos de Salomão de Campinas de Pirajá; Dona Arlete Magalhães, em Castelo Branco; Nova do Bairro da Paz, no bairro homônimo; Brigadeiro Eduardo Gomes, em São Cristóvão; Bosque das Bromélias, no Jardim das Margaridas; Clemilda Andrade, em Brotas e Beatriz Farias, em Cajazeiras. 

Transformação – Desde 2016, o projeto tem reforçado a necessidade e importância da participação da população para a construção de uma cidade melhor, cumprindo um papel social e ambiental. As hortas são instaladas em espaços onde, muitas vezes, havia um terreno baldio que acumulava lixo e proporcionava insegurança nas comunidades. As hortas escolares funcionam nas escolas municipais e cumprem também um papel importante na educação de crianças e jovens. 

O plantio inclui hortaliças, verduras, frutas e ervas. São comuns a alface, cebolinha, coentro, pimenta, tomate, couve, cenoura, manjericão, hortelã e orégano. Também podem ser encontradas plantas medicinais como erva-cidreira, aroeira, boldo e capim-santo, entre outros. As hortas tornaram-se espaços ecológicos de socialização, dando sentido à vida de muitas pessoas que antes conviviam com a depressão. Além disso, esses ambientes têm fornecido alimentos saudáveis e livres de agrotóxicos à população.

Implantação – O pedido de implantação de hortas comunitárias pode ser feito pelo telefone (71) 3611-3802. Para auxiliar os cidadãos a implementar e cuidar da horta, foi criado o Guia para Implantação e Gestão de Hortas Urbanas e Escolares, lançado em 2018. O manual reúne dicas técnicas e orientações para planejar e manter esses espaços. 

A cartilha ensina como cultivar 46 vegetais, entre hortaliças e frutas, e aponta a época ideal para plantar cada um deles em Salvador. O material pode ser baixado gratuitamente através do site sustentabilidade. salvador. ba. gov. br .  

0
0
0
s2sdefault

Fale Conosco

O seu canal de comunicação com o nosso site. Caso tenha dúvidas, sugestões ou solicitações de serviços, por favor, mande mensagem que teremos prazer em respondê-la.

Enviando...