A leitura é um mundo fantástico de histórias e possibilidades que, além de servir como agente fundamental para educação, transforma vidas e realiza sonhos. A advogada Taís Aleluia, de 25 anos, é um dos exemplos do quanto a leitura pode ser transformadora. Recém-formada e buscando novos objetivos na profissão, ela celebra com alegria e paixão pela leitura o dia dedicado aos livros, comemorado nesta terça-feira (29).

Após receber o apoio da família e descobrir na Biblioteca Municipal Edgard Santos, na Ribeira, um ambiente que oferece o suporte literário necessário para se tornar juíza, ela passou a frequentar o espaço duas vezes ao dia e montou um cronograma de quatro anos de estudo para alcançar o objetivo. “Foco e disciplina é fundamental para que possamos realizar nossos sonhos, além do apoio familiar. Sem isso, eu não teria chegado até aqui. É uma jornada árdua, mas que vale a pena e vou conseguir”, comenta a advogada.

Sonhando em se tornar policial militar, Jonathan Lemos, de 28 anos, também é um dos frequentadores da biblioteca e considera o espaço um local tranquilo para estudar e se preparar para o concurso da PM. “Venho me preparando há três anos, intensificando a rotina de estudos e intercalando com cursos complementares preparatórios. Estudando para esse concurso, eu descobri uma paixão pelo direito, pretendo seguir na área e, futuramente, ingressar na Polícia Federal”, afirma.

Ele lembra ainda que as pessoas devem acreditar no seu potencial, porque a inteligência é uma característica genética, mas a sabedoria vem com o esforço de buscar conhecimento.

Uma das leitoras mais antigas da biblioteca, Ana Lucia Sacramento, de 58 anos, conta que a leitura sempre esteve presente em sua vida, principalmente porque ela tem a oportunidade de viajar através das histórias proporcionadas pelos livros. “Gosto muito de livros de suspense, apreciar autores brasileiros, como Jorge Amado. Incentivo sempre meus filhos e netos a ler, e acho que já li todos os livros daqui”, brinca.

O espaço – A biblioteca está localizada na Av. Porto dos Mastros, s/n, na Ribeira. O funcionamento é de segunda a sexta, das 8h30 às 17h. Além de disponibilizar um ambiente para leitura com cerca de 17 mil livros, o espaço conta com um setor de empréstimos, que permite ao leitor levar até três livros durante 15 dias. Para utilizar o serviço é necessário realizar o cadastro, apresentando carteira de identidade, CPF, foto 3x4 e comprovante de residência.

Cerca de 90% do acervo é proveniente de doações da comunidade. Para quem deseja fazer doações de livros, é necessário entrar em contato com a biblioteca, através do telefone: (71) 3313-9704