0
0
0
s2sdefault

Os trabalhos da Fábrica de Musicais seguem a todo vapor. Nesta quinta-feira (1º), duas atividades marcam os passos para a montagem do musical "Sonho de Uma Noite de Verão", clássico de William Shakespeare, na versão de Adriana Falcão, adaptado e dirigido por João Falcão com o Coletivo 4. Na modernização da centenária comédia do autor inglês, Adriana traz a ação da peça para a maior festa de rua do mundo, o Carnaval de Salvador, com estreia programada para março de 2019.

As ações integram o projeto Fábrica de Musicais, edital de iniciativa da Fundação Gregório de Mattos (FGM), produzido pelo Coletivo 4. O objetivo do programa é promover o intercâmbio artístico entre profissionais locais com de outras regiões do país para fomentar a estética dos espetáculos desse gênero em Salvador.

Nesta quinta, das 14h às 17h, acontece a mesa-redonda "A Cena dos Bastidores", com Lucas Farias (chefe de palco de produções musicais brasileiras e internacionais), Antônio Marcos (chefe de palco e iluminador de espetáculos teatrais tendo sido responsável por muitas montagens do Teatro Castro Alves) e Sílvio Barruada (chefe dos maquinistas do Teatro Castro Alves com larga experiência na criação e adaptação de cenários).

Na sequência, das 18h às 21h, ocorre um dos laboratórios interativos, também denominado "A Cena dos Bastidores", com Lucas Farias, Antônio Marcos e Sílvio Barruada, que depois da mesa redonda promove a atividade prática com o objetivo de aproximar as pessoas da caixa cênica, dos termos técnicos, dos equipamentos e do palco.

Na tarde desta terça-feira (30), dezenas de artistas se encontraram no Teatro Gregório de Mattos, na Praça Castro Alves, para conversarem sobre o livro "Sonho de uma Noite de Verão", adaptação produzida pela roteirista e escritora Adriana Falcão. Além da autora, também foram convidados o encenador de peças Márcio Meirelles e o professor João Sanches. "Isso é muito interessante. Qualquer discussão sobre ele [Shakespeare] é válida. Ele é o melhor", afirmou Márcio Meirelles.

O jovem ator Royane Borges, de 20 anos, saiu de Sebastião do Passé, na Região Metropolitana, só para participar da Fábrica de Musicais. Ele está hospedado na casa de uma amiga, também atriz. "Eu tô empolgado. Fazer teatro no interior é complicado, as possibilidades são quase nulas", contou o rapaz.

Para a produtora cultural Lara Miranda, 24, a iniciativa da FGM abre caminhos para a promoção de musicais na Bahia. Segundo ela, o estado não tem essa tradição. "Pra mim é um processo de aprendizagem. Você também tem a oportunidade de aprender sobre o mercado, o empreendedorismo", acredita. Ela espera ser uma das escolhidas para participar da montagem, na parte de produção.

Shakespeare no Carnaval - A versão soteropolitana do clássico britânico será encenada em forma de musical, adaptado e dirigido pelo pernambucano João Falcão, com os atores participantes do grupo Coletivo 4, e encenado na atmosfera do Carnaval da Bahia.

"O texto (adaptado) é maravilhoso. É divertidíssimo. Na peça original, a pessoa se apaixonava com as gotas de um filtro mágico nos olhos. Na versão dela, é cachaça!", contava o professor João Sanches, aos risos.

Lara, que estava sentada na primeira fileira do evento, ainda ressaltou a importância do dramaturgo inglês. "Ele é universal. Qualquer lugar que você traga Shakespeare, ele pode ser representado. Não imaginava que iriam trazer um clássico para um projeto", confessou a produtora cultural.

Programação:

Mesas

01/11 – 14h às 17h - A Cena dos Bastidores, com Lucas Farias (chefe de palco de produções musicais brasileiras e internacionais), Antônio Marcos (chefe de palco e iluminador de espetáculos teatrais tendo sido responsável por muitas montagens do Teatro Castro Alves) e Sílvio Barruada (chefe dos maquinistas do Teatro Castro Alves com larga experiências na criação e adaptação de cenários).

17/11 – 14h às 17h - Produção de Musicais no Brasil e no Mundo, com Tânia Nardini (coreógrafa, diretora e produtora de musicais, tendo sido responsável pelas montagens de O Rei Leão e Chicago ao redor do mundo) e Clayton Marques (produtor e diretor assistente de João Falcão, que vai expor um pouco do trabalho específico desenvolvido por este artista pernambucano).

Laboratórios interativos

São três Laboratórios Interativos com a finalidade de aproximar os participantes do universo que está sendo debatido, pois os convidados estimulam exercícios coletivos e individuais. As atividades têm duração de três horas e capacidade para 200 pessoas. As senhas serão distribuídas uma hora antes do início das atividades.

01/11 – 18h às 21h - A Cena dos Bastidores, com Lucas Farias, Antônio Marcos e Sílvio Barruada, que depois da mesa redonda promove a atividade prática com o objetivo de aproximar as pessoas da caixa cênica, dos termos técnicos, dos equipamentos e do palco.

17/11 – 18h às 21h - Produção de Musicais no Brasil e no Mundo, com Tânia Nardini e Clayton Marques com o objetivo de aproximar as pessoas do exercício criativo da organização para a produção de espetáculos teatrais.

26/11 – 14h às 21h - O Intérprete nos Musicais, com Laila Garin, que vai promover um exercício coletivo com alguns exemplos práticos e dicas para um bom andamento dos trabalhos de criação de personagem e de manutenção da técnica vocal.

Oficinas

Cursos de 8 a 10h de duração que têm por objetivo aprofundar um pouco mais as informações técnicas relativas aos temas escolhidos. Para este momento, as turmas serão reduzidas para melhor aproveitamento. Será preciso fazer uma inscrição e ser aprovado para participar da turma.

Nesse momento da Fábrica de Musicais, um novo passo é dado, pois os convidados trabalham os universos criados por Shakespeare através das orientações do próprio João Falcão. Ao término desta etapa, que vai atingir diretamente 330 profissionais das artes de Salvador, serão escolhidos 25 nomes que vão integrar a ficha técnica do espetáculo Sonho de Uma Noite de Verão.

24 a 27/10 – 15h às 20h - Oficina Jogos de Criar, com João Falcão – 2 turmas com capacidade de 30 pessoas cada turma.

08/11 – 14h às 21h - Visagismo no Teatro Musical, com Uirandê Holanda – 1 turma para 40 pessoas.

09 e 10/11 – 15h às 19h - Figurino para Espetáculos Musicais, com Carol Lobato – 1 turma para 40 pessoas.

13 e 14/11 – 15h às 19h - Criação de Trilhas Sonoras e Plataformas Musicais, com Yacoce Simões – 1 turma para 50 pessoas.

20 e 21/11 - 15h às 19h - Áudio e Microfonista, com Andrea Zeni – 1 turma de 50 pessoas.

27 a 30/11 – 15h às 19h - Preparação e Interpretação Vocal, com Angelo Rafael e Carlos Eduardo Santos – 2 turmas para 40 pessoas cada.

04 a 07/12 – 15 às 19h - Corpo e Coreografia, com Roberto Montenegro – 2 turmas para 40 pessoas cada.

0
0
0
s2sdefault

Fale Conosco

O seu canal de comunicação com o nosso site. Caso tenha dúvidas, sugestões ou solicitações de serviços, por favor, mande mensagem que teremos prazer em respondê-la.

Enviando...