Pela terceira vez, o Circuito #Reconectar vai levar alunos da rede municipal de ensino para visitar pontos turísticos em Salvador. A iniciativa acontece nesta sexta-feira (19) e o roteiro – chamado de Cidade Moderna – inclui o trecho entre a Praça Castro Alves e o Campo Grande, no Centro da cidade. O projeto faz parte do Salvador Memória Viva, programa de educação patrimonial da Prefeitura, por meio da Fundação Gregório de Mattos (FGM).

A visita ocorre em dois turnos. Pela manhã, das 8h às 11h30, estarão presentes estudantes da Escola Municipal Fazenda Coutos. Já à tarde, das 13h às 16h30, é a vez da Escola Municipal Almirante Ernesto Mourão de Sá (tarde) conhecer o trecho, que inclui a Avenida Sete de Setembro.

Interesse pela memória - O Circuito #Reconectar tem como objetivo estimular o interesse de estudantes, moradores e visitantes, acerca dos símbolos que dão identidade e fazem parte de memória histórica de Salvador. O objetivo é possibilitar o acesso e divulgação de informações sobre os monumentos públicos da cidade; promover a construção de valores e pertencimento a essas obras; e diminuir atos de vandalismo.

A ideia é contar a história da cidade a partir dos monumentos. O passeio é conduzido por um guia da Pheregrinos Culturais que, além de apresentar e situar historicamente os pontos turísticos, também faz a interação com os jovens, numa linguagem informativa e associada às novas tecnologias, como a leitura da ficha de cada obra através do celular ou tablet com leitor QR Code. Este ano, já foram realizados dois roteiros: Vila Primitiva (Forte São Diogo ao Cristo da Barra) e Centro Histórico (Praça da Sé à Praça Castro Alves).

Roteiro - É a rota da cidade moderna, em expansão e transformação a partir do século XX. Uma cidade que tomara outra dimensão, muito além das próprias portas, em um cenário de higienização e modernização. Nesse contexto, insere-se a remodelação urbana, o embelezamento da cidade com novas edificações e a modernização do sistema de transporte com os bondes, elevador e planos inclinados. Esse roteiro se apresenta enquanto convite para apreciação do tradicional em diálogo com o moderno, através dos exemplares instalados nesse trecho.

Integrante do programa Salvador Memória Viva, da Diretoria de Patrimônio e Humanidades da FGM, o #Reconectar permite que moradores e visitantes da cidade tenham acesso às informações sobre monumentos públicos, a partir de placas com QR Code instaladas próximas às bases. Basta aproximar um celular ou tablet com leitor para esse tipo de código – nos aparelhos mais recentes, a própria câmera fotográfica faz isso.

Ao abrir o link, é possível ler a ficha com os dados e um resumo sobre o personagem ou evento retratado na obra em três línguas: português, inglês e espanhol. Desde o lançamento, em 17 de agosto de 2017, já foram colocadas placas em 43 monumentos públicos, localizados no Centro Histórico, Piedade, Campo Grande, Barra, Ondina e Rio Vermelho, entre outros.

Salvador Memória Viva - O programa Salvador Memória Viva objetiva promover ações voltadas à preservação do patrimônio cultural da nossa cidade, prevendo divulgação e recuperação de monumentos públicos e reforma dos equipamentos culturais administrados pela FGM, além da aplicação de políticas de proteção legal a bens materiais e imateriais e o estabelecimento de rodas de conversas mensais com a sociedade, com temas relativos a essas questões. A ação pretende ampliar o entendimento do cidadão acerca dos valores que conformam a própria identidade, tornando-o um parceiro no processo de salvaguarda de elementos de referência da paisagem cultural e da memória local.