Após duas décadas fechado devido a problemas estruturais, um dos importantes símbolos religiosos e culturais de Salvador já pode ser frequentado novamente por moradores e turistas. A Igreja do Santíssimo Sacramento da Rua do Passo, no Centro Histórico de Salvador, foi entregue completamente restaurada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) nesta segunda-feira (5). A cerimônia contou com a presença do prefeito ACM Neto, que destacou a importância da igreja para o patrimônio religioso da cidade e para a valorização do Centro Histórico.

"Esta é uma das igrejas mais bonitas e representativas da cidade. Este é um dia bastante especial, marcado também pela entrega de mais um equipamento cultural, que teve o imóvel reformado pelo Iphan e que será administrado pela Prefeitura: a Casa do Carnaval, aqui no Centro Histórico. Vemos que as ações do instituto em Salvador têm um olhar especial para o Centro Histórico, verificando a importância do conjunto patrimonial da localidade", pontuou ACM Neto.

O prefeito também ressaltou que poucas cidades de mundo têm um patrimônio histórico e religioso tão grande quanto a capital baiana. "Entendendo também como uma ferramenta de desenvolvimento econômico, a Prefeitura vem desenvolvendo estratégia para impulsionar o turismo religioso na cidade, seja na elaboração do calendário de eventos, seja nos investimentos em infraestrutura e equipamentos." Nesse sentido, foram  citadas ações  como a requalificação da Colina Sagrada  e da implantação  do Corredor da Fé.

Também estiveram presentes no evento o vice-prefeito Bruno Reis; a presidente do Iphan e o superintendente do órgão na Bahia, Kátia Bogéa e Bruno Tavares, respectivamente; o arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger; demais autoridades, irmandade e fieis.

As obras duraram três anos e contaram com investimento de R$11,3 milhões, por meio do PAC Cidades Históricas, do governo federal. As intervenções englobaram estabilização e consolidação estrutural do prédio, restauração de bens integrados e imagens sacras, e implantação de itens de acessibilidade como elevador, rampas e plataforma para cadeirantes. Além das obras, a igreja também contará com uma réplica da Palma de Ouro, que estará disponível para visitação no museu do templo religioso.

Projeção para o mundo – Tombada em 1938, a Igreja do Passo foi construída em 1736 com estrutura em alvenaria de pedra e tijolos e interior neoclássico. Mas foi a escadaria com 55 degraus que projetou a imagem do templo para o mundo, por ter servido como cenário de “O Pagador de Promessas”, único filme brasileiro a ganhar a Palma de Ouro no Festival de Cannes, na década de 1960. Inclusive, o filme dá nome a um famoso projeto musical que foi desenvolvido nos anos 2000 pelo cantor Gerônimo Santana, autor de sucessos como “É D’Oxum”, na mesma escadaria. ​