Quem ainda não foi à Vila da Regata, no Terminal Turístico Náutico, no Comércio, tem até esta sexta-feira (24) para curtir as últimas atrações gratuitas que o espaço oferece. O encerramento da grade de shows contará com o cantor Gerônimo, que se apresentará às 19h e vai animar o público com um repertório da música afro-baiana. Desde o dia 12, quando a Vila foi aberta, cerca de 10 mil pessoas já visitaram o local.

A programação cultural do espaço é coordenada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), para que soteropolitanos e turistas possam acompanhar a chegada das embarcações que estão participando da regata Transat Jacques Vabre. Diversos shows já agitaram o público nos últimos doze dias, como os cantores Márcia Short e Magary Lord, e as bandas Funk Machine e Filhos de Jorge, entre outros artistas. Nesta quinta (23), às 19h, a apresentação fica por conta da cantora Carla Cristina.

A Vila da Regata funcionará de 17h às 22h. Além do show de Gerônimo, os participantes também poderão aproveitar a oportunidade para conhecer as embarcações que participam da competição mais de perto, eternizando o momento com fotos e vídeos. A criançada também conta com área de entretenimento, onde são realizadas pinturas de rosto, esculturas em gesso, desenhos e muitas brincadeiras.

Apostando na diversidade de opções gastronômicas e adaptações de sabores, o Restaurante das Águas é uma boa opção gastronômica para quem for à vila. Comandado pelo renomado chef baiano Murilo Brocchini, o restaurante traz um menu especial para o período da regata, mas também abre espaço para novidades em seu cardápio, investindo em sobremesas típicas do verão, a exemplo de sorvetes e picolés. O espaço do restaurante funciona no varandão do Terminal Náutico.

Competição – Com partida ocorrida no dia 5 de novembro, a Transat Jacques Vabre envolve 38 embarcações e um percurso de 4.350 milhas náuticas - equivalente a 8.056 quilômetros terrestres. Participam desta edição velejadores oriundos da França, Japão, Reino Unido, Espanha, Suíça, Alemanha, Brasil, Angola, Itália e Omã.

As disputas envolvem as categorias Class40, Multi50, Imoca e Ultime. Dentre os velejadores está o baiano Leonardo Chicourel que, ao lado do angolano José Guilherme Caldas, está a bordo do Mussulo 40 Team Angola Cables, na Class40. A regata revive a antiga "Rota do Café", quando navegadores de diversas partes do planeta deixavam o porto europeu rumo a algum país cafeicultor das Américas.