O mês de outubro chega com uma programação cultural especial do Pelourinho Dia e Noite, que volta, após um breve intervalo, a encher as ruas do Centro Histórico de intervenções artísticas, teatro, artesanato, música e poesia, e agora com muito mais intensidade e diversidade. A programação começa a partir do dia 5, ocupando as ruas do Centro Histórico de domingo a domingo, e integra o programa Salvador 360, no eixo Centro Histórico. O órgão que coordena o Pelourinho Dia e Noite é a Diretoria de Gestão do Centro Histórico.

E por ter um forte turismo religioso, foi pensada uma programação específica nas igrejas, chamada “Popelô – Polo de Orquestras do Pelô”, que é um programa de residência de orquestras populares nas igrejas do Centro Histórico, sob coordenação do maestro Ângelo Rafael. O Popelô é dividido em três eixos: o primeiro deles é o “Ensaio de Portas Abertas”, que terá atividades nas segundas, na Igreja do Boqueirão, sempre de 17h às 19h, com a Orquestra Afrosinfônica, sob a regência do Maestro Bira Marques.

Nas terças, o ensaio segue para a Igreja da Misericórdia, também de 17h às 19h, com a Sanbone Orquestra, sob a regência do Maestro Hugo Sanbone. Às quartas, as atividades seguem para a Igreja de São Domingos, com ensaio das 17h às 18h, com a orquestra São Salvador, com o Maestro Fred Dantas. Aos sábados, o ensaio marca a programação na Igreja de N. Sra. do Carmo, das 10h às 12h, com a orquestra de Câmara de Salvador (OCSal), sob a regência do Maestro Ângelo Rafael.

O segundo eixo do Popelô é a “Missa Orquestrada”, que acontece às quartas, na Igreja de São Domingos, às 18h, com a apresentação da Orquestra de Câmara de Salvador, com o Maestro Fred Dantas. O terceiro eixo é intitulado “Concertos”, que acontece sempre aos domingos, na Igreja de São Francisco, com a apresentação de uma orquestra às 11h.

Domingo gastronômico – Aos domingos, às 11h, um grande projeto que une história, arte e gastronomia, será desenvolvido em restaurantes do Pelourinho e Largo São Francisco. Atores baianos encenarão personagens históricos, como Gregório de Matos e Luiz Gonzaga. A dramaturgia gastronômica será de Aninha Franco e a direção, de Rita Assemany. Além das peças teatrais, haverá um resgate da culinária tradicional nos restaurantes da região que terão no cardápio opções como o Efó e o arroz de hauçá. Esta ação acontece nos dias 8 e 22 de outubro, e 5 e 19 de novembro e 3 de dezembro.

Circuito Jorge Amado – Um musical de rua itinerante com direção de Edvard Passos, direção musical de Luciano Bahia e composição das músicas feitas por Gerônimo, tomará conta do Pelô sempre às sextas, das 19h às 21h. O "Circuito Jorge Amado" começa com a encenação do “Velório de Quincas Berro D’Água”, no Largo do Pelourinho, e encerra com “Cabaré da Zazá”, na Cantina da Lua.

Samba e percussão – Na Praça da Sé e no Terreiro de Jesus, sempre às 19h das terças-feiras, haverá encontro de rodas de samba, no projeto intitulado “Terça da Benção”. Já o projeto “República dos Tambores”, levará às ruas do Centro Histórico os grupos Kizumba, Tambores e Cores, Meninos da Rocinha e Banda Didá (um grupo por dia), numa atividade marcada sempre de quarta a sábado, às 17h30, e no domingo, às 12h, do Largo do Pelourinho ao Terreiro de Jesus.

Sabor & Arte Do Carmo Ao Santo Antônio – Grupos de música, de dança e de cultura popular vão circular do Carmo ao Largo de Santo Antônio nos dias 21 de outubro, 4 e 18 de novembro e 2 e 16 de dezembro, sempre de 15h às 20h.

Fotografia e cinema – O “Maratona Clic” será um concurso relâmpago de fotografia por celular para jovens de 14 a 24 anos, realizado aos sábados – 14 de outubro, 18 de novembro e 16 de dezembro, das 10 às 14h, no Terreiro de Jesus. Filmes nacionais e estrangeiros serão exibidos no Largo de Santo Antônio, às quintas-feiras (19 de outubro, 16 de novembro e 7 de dezembro), sempre às 19h, dentro do projeto “Cinema na Praça”.

Diretoria – Lançada há cinco meses, a Diretoria do Centro Histórico de Salvador já promoveu diversas ações que, aos poucos, estão dando cara nova à região mais procurada da cidade. As ações envolvem desde a promoção da comunicação entre os diversos setores que fazem parte do Centro Antigo da cidade até a divulgação do local, e ordenamento do trânsito.

Uma das ações realizadas pelo órgão foi a firmação de uma parceria com a Universidade Salvador (Unifacs) para a confecção de fardamentos para os vendedores do comércio informal da região, por alunos do curso de Moda da instituição. Além disso, a diretoria reforçou a comunicação digital da região por meio da criação de redes sociais (Whatsapp e Instagram) e da inclusão de acervo e mapeamento do Centro Histórico ao site Pelourinho Dia e Noite.