O fim de semana em Salvador será marcado por diversos festejos para a celebração da Independência do Brasil na Bahia (2 de Julho). Mas além do tradicional desfile cívico, no Centro, e dos preparativos que o antecedem, a população poderá contar com outras opções de cultura e lazer promovidas  pela Prefeitura.

Uma delas é o 26º Encontro de Filarmônicas, atividade promovida pela Fundação Gregório de Mattos (FGM) e idealizada pelo maestro Fred Dantas. O evento ocorrerá das 18h às 20h30 do domingo (2), na Praça do Campo Grande, com a participação de seis orquestras e um coral.  A abertura do show terá execução do Hino ao 2 de Julho junto com o coral, com a banda da Guarda Civil Municipal e com a filarmônica "Casa Pia e Colégio de Órfãos de São Joaquim".

A apresentação seguirá com performances  das filarmônicas "19 de Setembro de Ibipeba", com regência do mestre Gerry Andrade; "União dos Artistas", da Ilha de Bom Jesus dos Passos, com o mestre Josias Monteiro e "Terpsícore Popular de Maragogipe", com regência do mestre Roque Adson. O encerramento da atração ficará por conta da Oficina de Frevos e Dobrados, com o maestro Fred Dantas, seguido de participação especial da soprano Irma Ferreira.

Ruas de Lazer - O Ruas de Lazer, projeto a cargo da Secretaria Municipal de Trabalho, Esportes e Lazer (Semtel), levará a quatro bairros de Salvador equipamentos esportivos como cama elástica, jogos de tabuleiro e vôlei, futebol e basquete, além de desenvolver outras atividades lúdicas.

No sábado (1º), das 8h às 12h, as famílias vão poder se divertir na Rua do Areal, no bairro do Nordeste de Amaralina. No mesmo horário, a programação acontecerá na quadra poliesportiva da Rua Montes Claros, localizada no 2º final de linha da Cocisa, no bairro de Paripe. No turno da tarde, das 15h às 19h, o projeto vai compor a 10ª Corrida do Fogo, no bairro do Jardim de Alah. Já no domingo (2), das 14h às 17h, a iniciativa ocorre na Vila Dois de Julho, no bairro do Trobogy.

Parque da Cidade - O cantor Danniel Vieira se apresenta no próximo domingo (02), a partir das 11h no anfiteatro Dorival Caymmi, no Parque da Cidade. O evento, que recebe apoio da Prefeitura, por intermédio da Empresa Salvador Turismo (Saltur), celebra a Independência da Bahia e encerra a maratona de shows realizada ao longo do mês de junho pelo artista.

No sábado (1º), acontece o Veteran Car Club, evento mensal que traz para o estacionamento do Parque a exposição de carros antigos e relíquias, de diversas marcas e modelos, das 8h às 18h. No mesmo dia, o espaço recebe a iniciativa Ginástica para todos, que traz para o Anfiteatro diversos exercícios como dança, boxe, treinos funcionais e alongamentos, das 6h às 7h. No domingo (02), o Gramado da Praça Confúcio recebe a atividade “Falun Dafa”, que consiste na prática de meditação com exercício suave da mente e do corpo, podendo ser praticado por todas as idades. A atividade acontece das 8h às 9h30.