A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Edução (Smed) e da Fundação Gregório de Mattos (FGM), lança o programa Salvador em Cena, que visa criar grupos artísticos residentes formados por alunos da rede municipal de ensino. O evento será realizado na próxima segunda-feira (29), às 10h, no Espaço Cultural da Barroquinha.

Serão lançados quatro grupos, que são Orquestra Sinfônica, Orquestra de Pandeiros, Companhia de Dança e Companhia de Teatro. As equipes serão formadas por alunos de 8 a 14 anos e têm como objetivo despertar talentos e proporcionar aos estudantes o desenvolvimento de vocações por meio da formação artístico-cultural.

Além disso, a ação vai contribuir com a profissionalização na área da cultura, incentivando os alunos a serem multiplicadores do seu fazer artístico e agitadores culturais nas comunidades em que vivem. O trabalho será acompanhado pelas Coordenadorias Regionais de Educação (CRE) e pela FGM.

A Orquestra Sinfônica da Cidade do Salvador terá formação inicial de 50 alunos, com sede  na CRE Cajazeiras. Os contemplados terão aulas de diversos instrumentos, iniciação musical e conhecimentos básicos de Luthieria, arte da manutenção e confecção de instrumentos musicais.  Após um ano de aulas e ensaios, os estudantes estarão prontos para realizar um concerto didático e circular no cenário local e nacional.

A Orquestra de Pandeiros da Cidade do Salvador irá beneficiar 40 crianças na CRE Subúrbio. Seu objetivo é fortalecer e reafirmar a musicalidade da nossa cidade, assim como preservar e dar visibilidade ao pandeiro, instrumento símbolo da identidade nacional e patrimônio cultural brasileiro.

A CRE Itapuã vai abarcar a Companhia de Dança da Cidade do Salvador. Composto inicialmente por 40 alunos, o grupo irá possibilitar aos estudantes desempenhar papel importante na educação dos seus corpos, através de processo interpretativo e criativo, e assim transformar as relações que se estabelecem entre corpo, dança e sociedade.

Já a Companhia de Teatro da Cidade do Salvador será instalada na CRE Centro, com formação inicial de 40 crianças e adolescentes. Com o objetivo de possibilitar a expressão de desejos, narrativas cotidianas e o fortalecimento da identidade cultural dos estudantes, o grupo irá produzir e circular com espetáculos na cidade. Além disso, a companhia estará apta a representar Salvador e a Bahia em eventos de artes cênicas nacionais e internacionais.