O Festival da Primavera, realizado no bairro do Rio Vermelho no fim de semana (20 e 21), mais uma vez foi bem recebido por moradores, comerciantes e frequentadores da região. Na segunda edição, o evento reuniu música, gastronomia e cultura no bairro mais boêmio de Salvador, numa verdadeira virada cultural. No total, 80 mil pessoas curtiram as atrações que marcaram presença nos dois palcos montados no Largo de Santana e em frente ao Sesi, e também pelas feiras de artesanato e gastronomia, que fizeram bastante sucesso com os soteropolitanos. A desmontagem das estruturas foi iniciada na manhã desta segunda-feira (22), deixando um gostinho de quero mais no público.

O secretário municipal de Desenvolvimento, Turismo e Cultura, Guilherme Bellintani, revelou que a edição de 2015 está confirmada com dois palcos simultâneos. “O Rio Vermelho é um bairro anfitrião, que recebeu o festival de forma bacana e que este ano se consolidou”. A expectativa, segundo Bellintani, era dobrar o público de 30 mil pessoas registrado em 2013, mas o número superou as expectativas.

O evento contou com apoio de órgãos da Prefeitura, que trabalharam em conjunto para que a festa transcorresse sem problemas. A Empresa de Limpeza Urbana (Limpurb) atuou com 63 agentes nas ruas do bairro, das 23h às 5h, com recolhimento de 26 toneladas de resíduos. Já a Guarda Municipal esteve presente nas ruas do bairro em apoio à Secretaria Municipal da Ordem Pública (Semop) na fiscalização de ambulantes e em conjunto com a Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador (Transalvador) nos bloqueios das ruas e na segurança dos dois palcos. Não foram registradas ocorrências graves.

Técnicos da Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom) vistoriaram os principais logradouros do bairro do Rio Vermelho, durante o último fim de semana, para garantir a segurança no Festival da Primavera. Além disso, fiscais da Sucom fizeram monitoramento do palco do evento para verificar se o índice sonoro estava acima do permitido por lei, e nenhuma irregularidade foi detectada.

Na ocasião, a empresa responsável pela montagem do palco, onde ocorreram os shows, foi notificada para colocar extintores no local, o que foi rapidamente atendido. Um restaurante também foi notificado para remover publicidade da via pública. Houve ainda a remoção de mais três publicidades irregulares e de um piquete, que causava riscos aos transeuntes.

Cinco bares também foram orientados a não comercializar bebidas em garrafas de vidros. Nos dias 16 e 17 de setembro, antes do evento, agentes da autarquia já haviam notificado 21 bares da região para não vender garrafas de vidro dentro dos estabelecimentos nos dias da festa.