Uma verdadeira Virada Cultural com 34 horas ininterruptas e mais de 30 atrações para todos os gostos e público. A segunda edição do Festival da Primavera, promovida pela Prefeitura sob a coordenação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Turismo e Cultura (Sedes), será realizada novamente no Rio Vermelho a partir das 11h do dia 20 às 21h do dia 21, com programação totalmente ampliada e gratuita para moradores e visitantes da capital baiana, celebrando a estação mais florida do ano. O lançamento da programação foi realizado em coletiva à imprensa na tarde desta segunda-feira (8), no Palácio Thomé de Souza.

Para 2014, o evento traz novidades como a instalação de dois palcos: o das Flores, localizado no Largo de Santana e que reunirá as atrações principais como Lenine e Paralamas do Sucesso, e o Girassol, a ser instalado em frente ao Sesi para apresentação de outras manifestações artísticas. Além disso, três bares e restaurantes do bairro – Casa de Teresa, Red River e Padaria Bar – também vão proporcionar atrações especiais para o público, misturando gastronomia e música. O Festival traz ainda o lançamento da Feira da Cidade, que terá novamente o Big Chefs (gastronomia de rua) e que será realizado de forma permanente e itinerante em outros pontos da cidade.

O Festival da Primavera já está inserido no novo projeto da Prefeitura, chamado Viva a Rua, que marcará os eventos que tenham como característica a ocupação do espaço público. A programação também engloba a inauguração do portal Viva Salvador, com indicação de atrativos turísticos e culturais da cidade, e a #Salfie, na qual as pessoas poderão mandar autorretratos tendo como pano de fundo o Festival. O letreiro Salvador também estará presente no Rio Vermelho com grafismos que remetem à Primavera. O investimento é de R$600 mil, sendo R$360 mil patrocinados pela Schin e o restante pela própria Prefeitura.

De acordo com o secretário da Sedes, Guilherme Bellintani, toda a programação foi discutida em comum acordo com a comunidade do bairro. A expectativa é de receber 60 mil pessoas – o dobro do registrado na edição do ano passado. Para dar mais conforto ao público quanto ao acesso, o trecho da Estrada da Paciência até a Praça Colombo estará fechado para o tráfego. No entanto, a Rua João Gomes estará aberta para a passagem de veículos e a frota de transporte coletivo será reforçada. Além disso, serão incentivadas outras formas de transporte até o local, como táxi e bicicletas. Bellintani também ressaltou que foram realizadas reuniões com o comando da Polícia Militar local para garantir a segurança do público.

“Queremos, com isso, consolidar e aperfeiçoar os eventos e ter, a cada ano, um alcance maior que no ano anterior. Vamos atrair moradores e visitantes do interior da Bahia e de todo o Brasil. Além disso, lançaremos esta semana o edital de licitação para a recuperação do Rio Vermelho, com investimento na ordem de R$70 milhões com recursos próprios do Município”, ressaltou o prefeito ACM Neto.

Estiveram presentes na coletiva o secretário de Gestão, Alexandre Paupério; o presidente da Fundação Gregório de Mattos (FGM), Fernando Guerreiro; a chef e proprietária do restaurante Casa de Teresa, Teresa Paim; e o presidente da Federação Baiana de Hospedagem e Alimentação (FEBHA), Sílvio Pessoa, dentre outras autoridades. A programação completa está disponível no site www.salvador.ba.gov.br.