0
0
0
s2sdefault

Um mergulho pela vida e obra de Jorge Amado. Um passeio ao Golfo do Benin e pelas mais valiosas obras de arte sacra do Brasil. Uma investigação pela vida dos homens públicos que ocuparam os mais altos cargos no poder executivo na Bahia. Esses são elementos que podem tornar o passeio ao Centro Histórico ainda mais especial, principalmente aos finais de semana. Por meio do Portas Abertas, coordenado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), mais museus localizados no Pelourinho já estão podem ser visitados também aos sábados e domingos, incrementando ainda mais as opções para moradores e turistas curtirem os momentos de lazer.

Parte integrante do Pelourinho Dia e Noite, o Portas Abertas foi iniciado na semana passada e tem como intuito aproveitar o período da alta estação, quando há maior número de pessoas circulando em um dos principais pontos turísticos da cidade. Além disso, a medida atende a setores como o trade turístico, que há anos reivindica por essa ação. No total, são dez museus que estão abertos para visitação ao acervo, que engloba documentos, fotografias, livros e prêmios recebidos por Jorge Amado; obras de arte do Golfo do Benin, de onde vieram a maioria dos negros que povoaram o Recôncavo Baiano; e exposição de objetos representativos das três etnias que deram origem ao povo brasileiro: índios, brancos e negros, dentre outros temas.

Quem preferir, pode fazer o percurso dos museus a pé, já que os equipamentos estão localizados bem próximo uns dos outros. Junto com os acervos também há atividades que se tornam um atrativo diferente para o público. Um deles é oferecido pela Casa do Benin, administrado pela Fundação Gregório de Mattos (FGM), com o Ajeum de Verão. A mostra cultural, artística e gastronômica comandada pela chef Ana Célia Batista traz, a cada semana, pratos diferentes da culinária africana e oficinas gratuitas para o público.

Aqueles que preferem acessar o Centro Histórico de carro podem utilizar uma das 240 vagas de estacionamento Zona Azul na região, além de mais de 800 vagas em estacionamentos privados. Os visitantes podem contar ainda com o Posto de Atendimento ao Turista localizado no Elevador Lacerda, um dos principais cartões-postais da cidade e bastante utilizado pela população para acesso entre as cidades Alta e Baixa. O serviço funciona nos dias úteis, das 9h às 18h, e aos sábados, das 9h às 13h.

0
0
0
s2sdefault

Fale Conosco

O seu canal de comunicação com o nosso site. Caso tenha dúvidas, sugestões ou solicitações de serviços, por favor, mande mensagem que teremos prazer em respondê-la.

Enviando...