“Hoje é dia de rock, bebê”. Pois nesta quinta-feira (13) é celebrado o Dia Mundial do Rock. Em Salvador, a data foi lembrada com uma atividade especial, na Cidade da Música, no Comércio, com uma visita mediada especial no equipamento para adolescentes que participam do programa Jovem Aprendiz, do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Ao total, 35 alunos da instituição de serviço participaram da atividade.

Supervisor do espaço, Geancarlos Barbosa disse que a ideia da atividade especial foi de levar a musicalidade do gênero para o equipamento público. “Muitas vezes, a identificação da música baiana é restrita apenas à axé music, porém possuímos outras camadas e ritmos, e na Cidade da Música isso é demarcado, para que outras pessoas possam se sentir representadas em um equipamento cultural que se destina a todos”.

Para marcar a visita mediada, foram escolhidos três artistas baianos perpetuados na história do gênero: Pitty, Raul Seixas e Novos Baianos. Em cada andar, foram apresentados, nas cabines, vídeos que trabalham a narrativa e o gênero musical em si.

Pela primeira vez no equipamento, Heloísa Oliveira, de 19 anos, disse ter ficado bastante feliz por participar da visita. “O ambiente é bem confortável, eu gosto muito de rock e não tenho dúvidas, que sairei daqui com mais conhecimentos”.

Admirador do gênero musical, João Mateus de Santana, de 19 anos, conta que foi surpreendido na visitação pelas informações disponibilizadas durante a atividade. “Feliz demais em poder saber mais sobre o rock. Gostei muito de estar aqui na Cidade da Música da Bahia”.

Equipamento – Administrado pela Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), a Cidade da Música da Bahia conta com mais de 700 horas de conteúdo. Mensalmente, o equipamento realiza em cada final de semana as visitas mediadas temáticas. O espaço funciona de terça-feira a domingo, das 10h às 18h.

O ingresso custa R$20 (inteira), para o público geral, e R$10 (meia) para estudantes, idosos e residentes em Salvador (mediante apresentação do comprovante de residência). Às quartas-feiras, a entrada é gratuita.

Reportagem: Valmir Soares/Secom