Reportagem: Joice Pinho/ Secom

O início da celebração pelo bicentenário da Independência do Brasil na Bahia foi marcado pela estreia do espetáculo Resistência Cabocla, do Bando de Teatro Olodum, que foi apresentado nesta sexta-feira (30) no Campo Grande. O prefeito Bruno Reis acompanhou a apresentação de estreia ao lado da vice-prefeita Ana Paula Matos.

O espetáculo dá vida a heróis e heroínas ainda ausentes nos livros de História e nas narrativas sobre a independência do Brasil, dando destaque a personagens como Maria Felipa, Maria Quitéria, o corneteiro Lopes e o indígena Bartolomeu, representante dos primeiros defensores das terras e da natureza do Brasil.

O chefe do Executivo municipal destacou que o espetáculo a céu aberto possibilitará a todos que comparecerem nas próximas sessões reflexões acerca de um dos momentos mais célebres da história do povo baiano. “Sem sombra de dúvidas, estamos valorizando a nossa cultura e a nossa história. O Bando de teatro Olodum deu um show e o espetáculo está excepcional. Com certeza todos aqui saíram emocionados e ainda com mais energia para curtir o bicentenário no domingo”, afirmou.

Neste sábado (1º) a montagem será apresentada em dois horários na Praça do Campo Grande: às 17h e às 19h. No dia 7 de julho, quem recebe o espetáculo é o Espaço Cultural Boca de Brasa Subúrbio 360, em Alto de Coutos, às 19h. O evento será aberto ao público.

Para o secretário de Cultura e Turismo (Secult), Pedro Tourinho, é necessário que os soteropolitanos vejam o espetáculo, que foi construído de forma muito rica para celebrar a data magna do Estado. “O 2 de Julho tem tudo a ver com a forma com que a gente conta as histórias do nosso povo, e o teatro é uma forma tradicional e muito potente de se contar, rever histórias e até trazer outras perspectivas. Esse projeto é muito feliz porque consegue trazer a expressão das pessoas, da cidade e até uma perspectiva originária”, relatou.

O presidente da Fundação Gregório de Mattos, Fernando Guerreiro, destacou que a programação especial que celebra a Independência do Brasil na Bahia está variada e também pretende alcançar as novas gerações através das apresentações do espetáculo Resistência Cabocla no Subúrbio 360 dedicada às escolas municipais. “Estamos vivendo uma data muito importante que é esse bicentenário e conseguimos criar uma programação muito boa. Conseguimos colocar o Bando do Teatro Olodum, que tem 35 anos de trajetória, Baiana System, Orquestra Marinha e tantos outros. É uma programação muito vasta e que se prolonga”, detalhou.

Apresentação - O espetáculo Resistência Cabocla integra a programação organizada pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, por meio da Fundação Gregório de Mattos (FGM), para celebrar o 2 de Julho.  A montagem do Bando de Teatro Olodum conta com 30 atores e uma banda de cinco músicos em cena. O texto inédito é do dramaturgo Daniel Arcades e a direção é de um trio formado por Cássia Valle, Valdineia Soriano e Leno Sacramento.

A Resistência Cabocla conta a história de dois jovens negros que se preparam para participar dos desfiles ao 2 de Julho, em Salvador. Enquanto Luque está ansioso para desfilar como baliza à frente de uma das fanfarras, a musicista Mirna faz vários questionamentos sobre a sua participação nos festejos, especialmente por sentir falta de representatividade negra e feminina no que aprendeu sobre a data.

A aparição fantástica do Caboclo Tupinambá conduz os jovens às imagens históricas das lutas travadas em solo baiano para expulsar as tropas dos colonizadores, que resistiam mesmo depois do 7 de setembro de 1822, trazendo à cena do espetáculo a bravura popular que garantiu definitivamente a independência do país