A manhã desta quinta-feira (22) foi especial para 35 pintores corporais que trabalham em Salvador. Durante evento realizado no Casarão XVII, no Centro Histórico, eles receberam certificados da capacitação promovida pelo Sou Salvador, além de kits de trabalho com crachá, colete de identificação, pincéis e tinta atóxica.

A entrega contou com a presença dos titulares das secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), Mila Paes; Cultura e Turismo (Secult), Pedro Tourinho; e de Articulação Comunitária e Prefeituras-Bairro (SACPB), Luciano Sandes, além do subprefeito do Centro Histórico, Humberto Sturaro, e representantes da sociedade civil.

A pintora Cláudia Guimarães, de 50 anos, mora em Brotas e há nove anos trabalha com pintura. Para ela, receber o kit e o apoio da gestão municipal é muito importante. “Hoje, mais uma vez, expresso minha gratidão pela oportunidade e por essa organização da Prefeitura. Já são nove anos neste trabalho. Além de pintar no Centro Histórico, eu também faço trabalho com a Timbalada e é muito satisfatório”.

Morador do Centro Histórico, Wesley de Jesus, de 22 anos, trabalha com a pintura desde 2010. Ele conta que essa é a sua primeira capacitação. “É uma arte que eu dependo, vivo e mantenho a minha vida com ela. É um dos melhores dias da minha vida. Hoje me sinto de fato profissional, com colete, identificação, então estou feliz demais”.

Valorização – A secretária da Semdec, Mila Paes, salientou que a iniciativa é uma valorização deste trabalho realizado na capital baiana e que, muitas vezes, é a vitrine da cidade para os turistas e visitantes do Centro Histórico. “O programa Sou Salvador tem esse intuito de valorizar os empreendedores e os profissionais informais que atuam na cidade. Para nós, é um orgulho iniciar essa nova fase com os profissionais já trabalhando com dignidade, união e força, para fazer do Centro Histórico um local relevante, importante e de qualidade, com um atendimento que ele merece”.

O titular da Secult, Pedro Tourinho, afirmou que a pintura tribal surgiu organicamente com o grupo Timbalada e é algo que já se tornou símbolo da cultura soteropolitana. “Hoje a Prefeitura abraça esses artistas, colocando-os como profissionais. Oferecemos suporte, capacitação, formação e material de trabalho para que a gente consiga potencializar essa comunicação, esse símbolo como força da cidade e das pessoas que amam Salvador”.

O secretário da Semop, Luciano Ribeiro, também falou sobre a entrega como uma importante ação de ordenamento do comércio no Centro Histórico. “Estamos padronizando esses pintores, entregando fardamento e orientando sobre a importância dessa atividade cultural no Pelourinho. São ações que promovem uma melhoria na qualidade do atendimento aos nossos turistas”.

Capacitação – O curso de capacitação, realizado no início de junho, na Associação Pracatum, no Candeal, foi resultado da parceria entre as Semdec, Semop e Secult. Durante a capacitação, os pintores assistiram a uma palestra sobre tratamento aos turistas, hospitalidade e precificação, e também participaram de uma oficina de pintura corporal.

Reportagem: Ana Virgínia Vilalva/Secom