A Prefeitura, através da Fundação Gregório de Mattos (FGM), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Cultura (Sedes), lança no próximo dia 1° de agosto o edital do Selo Literário João Ubaldo Ribeiro, lançado em março pelo prefeito ACM Neto em homenagem ao escritor baiano. As homenagens a João Ubaldo tiveram início durante as comemorações pelo aniversário de 465 anos da primeira capital do Brasil. O selo é voltado, especialmente, para jovens escritores, além de permitir a publicação de antigas produções.

Por meio do edital, a Prefeitura viabilizará a publicação de pelo menos cinco títulos em cada edição, abrangendo os gêneros Romance, Conto, Poesia, Dramaturgia e Infantil, somando dois mil exemplares de cada livro. Esse será apenas o primeiro edital. Todos os anos, a iniciativa se repetirá, transformando-se, portanto, numa política permanente voltada à cultura local. A seleção das obras vencedoras de cada edital será feita por uma comissão formada por cinco representantes do setor literário baiano com notório saber e dois servidores da FGM.

O presidente da FGM, Fernando Guerreuri, afirma que esse edital incentivará cada vez mais a produção de escritores locais exatamente na medida em que assegurará suas publicações. “Dessa forma, colocamos a disposição dos nossos escritores as condições necessárias para publicarmos suas produções. Serve especialmente para estimularmos os primeiros passos dos escritores mais jovens, permitindo, inclusive, a construção de novos nomes. O selo marca um novo momento na política cultural da cidade por ser permanente, ficando para as próximas gestões”.