Capoeiristas, mestres, artistas, produtores e pessoas interessadas na Capoeira são o público-alvo do II Encontro Capoeira Viva, a ser realizado no próximo sábado (30), na Casa do Benin, localizada na Rua Padre Agostinho Gomes, 17, Pelourinho. O evento integra as ações do programa Capoeira Viva, idealizado pelo Ministério da Cultura (MinC), promovido pela Fundação Gregório de Mattos e patrocinado pela Petrobras.

As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas no local. As atividades serão promovidas nos turnos matutino e vespertino, das 8h30 às 12h e das 13 às 17h. Em seguida, será realizada uma roda de capoeira com os participantes.

A programação conta com a realização das oficinas de Elaboração de Projetos, Marketing para Grupos e Produtos, bem como de Cantigas e Percussão de Capoeira. Além disso, será oferecido serviço de consultoria jurídica/institucional aos participantes que estiverem interessados em assuntos legais e/ou institucionais voltados à área.

Oficinas - A oficina de Elaboração de Projetos será conduzida pela educadora popular e empreendedora criativa, Bruna Teixeira, e visa a abordar a construção de projetos contemplando as etapas de criação, adequação e captação. Nela, os capoeiristas receberão orientações tanto na área conceitual, adequando a atividade às demandas contemporâneas, quanto na prática, examinando suas problemáticas e soluções. Entre os temas abordados pela oficina estão a interlocução entre a capoeira e outras linguagens artísticas e a criação de projetos coletivos.

Já a oficina de Marketing para Grupos e Produtos, ministrada pelas educadoras e produtoras na área de comunicação e marketing, Fernanda Pimenta e Natalice Sales, busca o reconhecimento e a aplicação de ferramentas mercadológicas em favor da difusão e sustentabilidade da capoeira. A abordagem irá contemplar a adaptação de produtos de marketing já existentes ao universo da capoeira (a exemplo de brindes, como chaveiros, calendários, camisetas, etc.), assim como a adequação de produtos tipicamente capoeirísticos ao universo mercadológico.

Liderada pelos Mestres Lua Rasta e Ivan de Santo Amaro, a oficina Cantigas e Percussão de Capoeira é dedicada ao resgate, preservação e disseminação das cantigas de sotaque tradicionais e à exploração do universo percussivo da capoeira, suas peculiaridades históricas e possíveis aplicações na atualidade.

A Consultoria Jurídica/Institucional será oferecida pela advogada Camila Antero, que foi relatora do Seminário de Construção do Plano de Salvaguarda da Capoeira na Bahia, realizado em 2014. A ação terá o objetivo de esclarecer dúvidas quanto à institucionalização das entidades de capoeira, da qual podem participar pessoas jurídicas, como grupos ou academias, ou pessoas físicas que estão em busca da legalização. O atendimento será individualizado e por ordem de chegada.