A exposição “Existências: Sejamos Voz, Escuta e Coragem” prossegue aberta à visitação até esta terça-feira (30), no piso L2 do Salvador Shopping. A mostra reúne narrativas de dez mulheres negras sobre as próprias trajetórias de vida, enfrentamento ao racismo e empoderamento feminino.

Composta por fotografias, vídeos e textos que retratam um grupo de mulheres afrodescendentes diversificado, do ponto de vista profissional, religioso, etário e de gênero, a mostra, que ocorre no mês em que se celebra o Dia da Consciência Negra, tem a direção geral assinada pela assistente social Suzana Coelho, direção de arte sob o encargo de Rodrigo Bertoldo e colaboração de Walter Pinto, que é presidente do Conselho Municipal de Promoção e Defesa dos Direitos LGBT.

Entre as mulheres representadas pela exposição, estão Oilda Rejane, advogada e coordenadora de Ações Transversais da Secretaria Municipal da Reparação (Semur), bem como Carmen Flores, assessora técnica da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre).

A estudante universitária Sara Suelen Souza, 23 anos, comentou que foi prestigiar a exposição por recomendação de uma colega de faculdade, que é negra. Ela contou que a exposição a fez refletir sobre a questão racial no Brasil.

“É muito importante a gente perceber a luta das mulheres negras em um espaço como este para chamar atenção de mais pessoas, para que elas adquiram consciência de que devemos combater o racismo sempre que ele se apresentar, desde o policiamento da nossa própria fala até a denúncia de condutas racistas que testemunhamos”, defendeu.

Já a auxiliar administrativa Geisa de Jesus, 25 anos, que também apreciou a “Existências”, afirmou, na condição de mulher negra, que a palavra-chave da construção de uma sociedade sem preconceito é o respeito. “Interessante aprender com a história de superação dessas mulheres negras e como o respeito a si mesma e à própria identidade é o princípio e o fim daquelas que alcançam seus objetivos, apesar do racismo”, concluiu.