A Secretaria Municipal da Reparação (Semur) promoveu, na manhã desta quarta-feira (24), um webinário com o tema “É nosso dever lutar 365 dias contra a Discriminação Racial”. A atividade foi voltada para membros do Comitê Técnico de Combate ao Racismo Institucional, vinculado à Semur, e dos Núcleos Internos do Programa de Combate ao Racismo Institucional (PCRI) da Prefeitura.

A iniciativa integra as atividades de promoção da equidade racial e enfrentamento ao racismo já realizadas durante todo o ano, com a coordenação da Semur. Neste momento, está em fase de elaboração a nova edição do Plano Municipal do PCRI, com vigência até 2024.

Durante o encontro, que contou com a participação de mais de 100 servidores de todas as autarquias da Prefeitura, a secretária Ivete Sacramento e a coordenadora do Comitê Técnico, Oilda Ferreira, aproveitaram para dar as boas-vindas aos novos membros do comitê, que ingressaram neste ano de 2021. “O programa está consolidado e temos que seguir daqui para a frente. Somos um exemplo de como fazer um PCRI de fato. Ninguém tem uma estratégia e metodologia como a nossa, e com resultados”, ressaltou a secretária.

O encontro, promovido em alusão ao Dia Internacional de Combate à Discriminação Racial, relembrou o massacre de Shaperville, e homenageou personalidades da comunidade negra a exemplo de Makota Valdina e Jaqueline Góes, cientista baiana e uma das responsáveis pelo sequenciamento genético da Covid-19 na América Latina. Além disso, reforçou o foco do PCRI para 2021, que é dar mais efetividade ao Estatuto da Igualdade Racial e de Combate à Intolerância Religiosa em Salvador, que engloba todos os órgãos da administração pública.

“Nosso objetivo é promover qualificações continuadas, e com a celebração desta data, aproveitamos para ampliar a iniciativa para os núcleos internos, e dar as boas-vindas aos novos membros, instrumentalizando e mobilizando as equipes para o efetivo enfrentamento do racismo institucional”, afirmou Oilda.

Desde 2013, mais de 27 mil colaboradores já participaram de ações do Programa. O PCRI é implementado pela Prefeitura para combater o racismo institucional e promover a igualdade racial em todos os órgãos e entidades da administração pública municipal. O próximo encontro já está previsto para o dia 14 de abril.