0
0
0
s2sdefault

Em evento realizado nesta quarta-feira (14), na Casa do Benin, a Fundação Gregório de Mattos (FGM) lançou o Edital Capoeira Viva 2015 na presença de representantes do esporte, profissionais de imprensa, autoridades e sociedade em geral.

Em evento realizado nesta quarta-feira (14), na Casa do Benin, a Fundação Gregório de Mattos (FGM) lançou o Edital Capoeira Viva 2015 na presença de representantes do esporte, profissionais de imprensa, autoridades e sociedade em geral. O certame integra as ações do programa Capoeira Viva, idealizado pelo Ministério da Cultura (MinC), promovido pela Fundação Gregório de Mattos e patrocinado pela Petrobras. 

O edital visa a premiar propostas voltadas à valorização, promoção, difusão, registro e fortalecimento da manifestação como bem constituinte do patrimônio cultural brasileiro. Ao todo, serão selecionadas dez propostas que receberão o montante de R$15 mil reais cada, somando um total de R$150 mil de recursos disponibilizados. 

O concurso será dividido em três linhas de ação, que são: intercâmbio, com foco na troca de conhecimento, no reconhecimento e na difusão do jogo de capoeira e deve prever convidados de localidades além de Salvador; preservação e memória da capoeira em diferentes modalidades, que podem ser digitais, audiovisuais, exposições, instalações, publicações, sítios da web, portais e produtos correlatos; e inclusão compreendendo propostas voltadas a pessoas com necessidades especiais, com vistas à ampliação de suas atividades culturais, educativas e sociais. 

“A capoeira faz parte do imaginário da cidade e deve estar incluída nas políticas culturais. Aos poucos, estamos dando a devida importância para essa arte”, afirmou o presidente da FGM, Fernando Guerreiro. Além disso, a expressão cultural é fundamental para o fortalecimento identidade brasileira, sendo estratégica para a promoção do Brasil no mundo. Segundo o representante regional do MinC na Bahia e Sergipe, Lula Oliveira, “a capoeira é uma linguagem que dialoga com muitos países e leva a Bahia para os diferentes continentes, contribuindo com internacionalização da cultura do nosso país”, finalizou. 

Inscrições - As inscrições para o concurso serão gratuitas e irão durar no período entre 15 de janeiro e 2 de março de 2015. Poderão participar do concurso pessoas físicas, instituições sem fins lucrativos e pessoas jurídicas inscritas como Micro Empreendedor Individual (MEI) legalmente constituídas.  

Os candidatos devem conhecer o edital e preencher o formulário de inscrição disponíveis no site www.capoeiraviva.salvador.ba.gov.br. O documento preenchido poderá ser enviado com material complementar, como CDs, vídeos, fotos, sendo que todos os itens devem estar inseridos em um envelope, lacrados e devidamente identificados, conforme as orientações do edital. Os interessados devem entregá-lo na sede da FGM, localizada na Rua Chile, 31, Centro. 

Seleção dos projetos - Os projetos inscritos serão avaliados por uma Comissão de Avaliação formada por três membros, especialistas na área, sendo um representante de universidade, um dos círculos da capoeira e um técnico e/ou representante da FGM. Os avaliadores serão designados pelo presidente da FGM. As propostas selecionadas serão divulgadas no site do programa www.capoeiraviva.salvador.ba.gov.br e no Diário Oficial do Município (DOM). 

Cadastramento - A FGM reabriu também o Cadastramento da Capoeira em Salvador. A ação, lançada em 2013, tem o objetivo de subsidiar políticas públicas voltadas à capoeira e criar uma base de dados pública sobre este universo, nas formas impressa e digital, com fácil acesso para todos. Já foram cadastradas 120 instituições ativas na cidade. As entidades que ainda não fizeram o registro poderão fazê-lo a partir de amanhã (15), no site www.cadastrocapoeira.salvador.ba.gov.br.

0
0
0
s2sdefault

Fale Conosco

O seu canal de comunicação com o nosso site. Caso tenha dúvidas, sugestões ou solicitações de serviços, por favor, mande mensagem que teremos prazer em respondê-la.

Enviando...