O Carnaval no circuito Mestre Bimba (Nordeste de Amaralina) já começou, nesta quarta-feira (07), e segue até a próxima terça-feira (13) com 72 atrações para todas as idades. No terceiro ano como circuito oficial do Carnaval, a festa conta com toda a estrutura disponibilizada pela Prefeitura, como banheiros químicos, iluminação, além de minitrios concedidos pela Empresa Salvador Turismo (Saltur).

“Estive ontem no Nordeste de Amaralina, e vi a alegria dos moradores, dos grupos artísticos, das famílias. O fato de o próprio circuito Mestre Bimba ter virado oficial demonstra a força que o Carnaval nos Bairros tem”, assegurou o secretário de Cultura e Turismo, Claudio Tinoco. Hoje (8), o circuito recebe 11 atrações, entre elas Bloco Fantasia, As Direitinhas, Bloco R9, Baile Black, As Dondoletes, Samba Mainha e Meninos da Vila.

Já nesta sexta-feira (9), dez blocos desfilam por lá, a partir das 10h: Os Toalhinhas, Os Toalhas, Tudo e Luxúria, As Merendas, Bloco Nossa Gente, Arrastão Os Esponjas, Bloco Q.G.O, Fura Olho, Bloco Miame e Bloco Afoxé Bomboxê.

Para o presidente da Associação dos Blocos Carnavalescos do Nordeste de Amaralina (ABCN), Cândido Dias, a oficialização do circuito trouxe benefícios à festa do bairro. “Sem dúvida, o apoio da Prefeitura foi uma grande conquista para nós. Agora, temos uma melhor infraestrutura e, consequentemente, mais organização, comemorou.

Como surgiu - Tudo começou com o bloco infantil Pirulito, primeira agremiação do bairro, fundado há 16 anos, por Marivaldo Nascimento, conhecido como Pixito. “A comunidade começou a se reunir e fazer uma festa aqui no bairro. Daí os blocos começaram a surgir, e hoje continuamos fazendo uma festa totalmente cultural e evoluindo a cada ano”, conta Cândido Dias.

Biografia - Manoel dos Reis Machado, o Mestre Bimba, nasceu em Salvador em 23 de novembro de 1900. Criador da capoeira regional, Mestre Bimba teve o seu primeiro contato com a modalidade ainda criança, quando iniciou a carreira na Estrada das Boiadas, atual bairro da Liberdade. Foi um dos capoeiristas mais conceituados em sua época e um lutador temido por conta da sua capacidade. Foi ainda "cantador" e percussionista.