O Elevador Lacerda funciona com gratuidade até as 6h de quarta-feira de Cinzas (1º). O equipamento funcionou durante 24 horas todo o Carnaval, e segue em operação especial para o transporte de foliões que precisam ter acesso facilitado ao circuito Osmar (Campo Grande). Em dias normais, para usar os serviços do Elevador Lacerda é cobrado uma tarifa única de R$ 0,15. Cerca de 150 mil pessoas já passaram pelo ascensor.

Valdeci e Maria José Ramos, casal de turistas do Rio Janeiro, adoraram a experiência de chegar à festa por um dos cartões postais da cidade. Confessaram ainda que nunca viram serviços iguais aos que Salvador oferece, "principalmente funcionando de forma gratuita". Silvia Gomes, de Brasília, também elogiou a iniciativa de gratuidade. Pela primeira vez na cidade, a brasiliense afirma que já transitou bastante utilizando o elevador.

Operação - A Guarda Civil Municipal (GCM) e a Polícia Militar montaram barreiras na entrada do Elevador, fazendo abordagens e revista com detector de metais. A operação foi criada no Réveillon devido ao enorme fluxo de pessoas na Praça Cairu, e foi repetida agora no Carnaval para garantir a segurança e o ordenamento do serviço para a população e para os turistas.