Agentes da Transalvador têm atuado durante todos os dias de Carnaval em ações educativas com motoristas profissionais, entre taxistas, motoristas de ônibus e motoristas a serviço da prefeitura, com o intuito de garantir a segurança e a tranquilidade da população que utiliza estes serviços. Durante a ação, são realizadas blitz de alcoolemia, verificada a documentação do veículo, licenças municipais, além de orientações sobre comportamento seguro no trânsito.

Ao todo, 3.533 profissionais já passaram pelo teste de bafômetro, e nenhum foi flagrado pelo consumo de álcool. De acordo com Mirian Bastos, coordenadora da ação, caso algum motorista seja flagrado no teste, ele será afastado de suas funções, e autuado de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro. “Nós atuamos com a ação preventiva, para garantir a segurança do folião através da fiscalização”, afirmou. Segundo ela, até o momento foram identificados apenas problemas com documentação. “Neste caso, acionamos a Semob para regularização”, contou.

A ação, iniciada na quinta-feira (23), já abordou até esta segunda-feira (27), 1.077 taxistas, 680 motoristas de ônibus e 1.776 motoristas da prefeitura. As ações têm ocorrido nas principais estações de ônibus, como Lapa, Mussurunga, Pirajá, além de pontos de grande circulação de pessoas, como Rodoviária, Iguatemi e Ferry Boat. Já os motoristas que trabalham para o município, passam pela blitz na Central de Abastecimento da Prefeitura.