A Secretaria Municipal de Gestão (Semge), em parceria com a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), realiza no Vale dos Barris operação de fiscalização com os motoristas que atuam, durante o período carnavalesco, através dos órgãos públicos municipais. Os profissionais são convocados a comparecer no local para realizar o teste do bafômetro e verificar se estão aptos, ou não, a continuar trabalhando na folia.

Desde a quinta-feira (23), quando a fiscalização teve início, já foram realizados 1.275 testes para aferição do nível de alcoolemia dos profissionais. Até o domingo (26), nenhum motorista apresentou irregularidade no teste. A operação ocorre todos os dias de festa, sempre das 7h às 17h.

De acordo com o subcoordenador de Gestão de Frota da Semge, Cláudio Mangieri, a operação é de extrema importância para a cidade, pois garante a segurança tanto das pessoas que estão nos circuitos quanto dos colaboradores municipais. "É uma ação que realizamos sempre. Em 15 anos, foram registrados apenas cinco casos de motoristas que foram pegos no bafômetro. Essa ação é uma forma de darmos exemplo para a sociedade. Mostramos que é cobrado internamente o mesmo que é cobrado dos demais cidadãos", explicou o gestor.

Convocação - De acordo com o secretário de Gestão, Thiago Dantas, essa é uma ação preventiva que garante que os condutores dos veículos oficiais da Prefeitura estejam aptos para prestar um bom serviço a população . “Toda vez que o motorista precisa abastecer, ele tem que passar pela Semge e realizar o teste e se apresentar apto para dirigir. Caso contrário, o motorista é desligado da operação e o carro fica retido”, destacou Dantas.

Como forma de tornar a obrigatoriedade da realização do teste do bafômetro um momento mais descontraído, são distribuídos na ação com os profissionais panfletos e brindes, como bandanas. "A maioria dos motoristas acha importante essa ação e nos apoiam. É uma forma de conscientizar a todos e propagar isso", ressaltou a supervisora da operação, Márcia Costa.