Para garantir os atendimentos em saúde de soteropolitanos e turistas durante o Carnaval, a Prefeitura de Salvador montou uma mega estrutura assistencial nos circuitos oficiais da festa. No total, serão 11 módulos funcionando 24 horas até a Quarta-feira de Cinzas, nas imediações do Shopping Barra, Farol da Barra, Ademar de Barros, Sabino Silva, Piedade, Politeama, Teatro Castro Alves, Ladeira da Montanha, Morro do Gato e Terreiro Jesus, além do módulo instalado no 9º Centro de Saúde Sabino Silva, no Nordeste de Amaralina.

Essas unidade contarão com um total de 130 leitos para atendimento aos pacientes clinicamente instáveis, sendo 11 tipo UTI, além da retaguarda de atendimento do SAMU 192 e unidades de emergência/hospitais.

"Está tudo preparado. Vamos ter cerca de 1.400 profissionais envolvidos nessa operação, bem como toda a equipe do SAMU mobilizada nos dias da festa. Tenho certeza que o suporte e amparo para um evento desse porte, como é o Carnaval, na área de saúde já está tudo organizado para garantir uma festa mais segura ao nosso folião", declarou José Antônio Rodrigues Alves, secretário municipal da Saúde.

José Antônio Rodrigues enalteceu ainda o esquema de retaguarda ofertado pelo município para assistência ágil e eficaz dos pacientes que necessitarem de atendimentos com maior complexidade. “A estrutura assistencial montada conta ainda com 56 ambulâncias e oito motolâncias do SAMU 192 e cinco equipes de cirurgiões bucomaxilofacial que prestarão assistência rápida aos foliões que sofrerem fraturas faciais durante a festa. As Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) do município continuarão operando 24 horas para casos de urgência e emergência”, observou o gestor.

No ano passado, os módulos assistenciais à saúde montados pela Prefeitura nos circuitos do Carnaval contabilizaram 6.343 atendimentos durante toda a folia.