Versão família e pulseiras de identificação são novidades para a folia deste ano em Salvador

A distribuição dos kits para 4 mil ambulantes licenciados para o Carnaval de Salvador 2016 prossegue a todo o vapor. Desde a última terça-feira (19), quando foi iniciado o procedimento, até esta quinta-feira (21), 236 ambulantes haviam comparecido para retirar o material na Avenida Jequitaia. Os kits são fruto da parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), e a Brasil Kirin, representante da cervejaria Schin, uma das patrocinadoras oficiais do Carnaval.

Para a edição da folia neste ano, uma das novidades é a disponibilização do kit família, quando cada licença dá direito a até dois isopores e atuação de até quatro pessoas, sendo uma fixa e as outras móveis pelo circuito escolhido. Outra iniciativa inédita é a utilização de pulseiras pelos ambulantes, em cores que identificam o circuito para o qual foi licenciado.

“A intenção é facilitar a fiscalização e garantir o espaço dos credenciados, evitando tanto o comércio irregular como a atuação em circuitos para os quais não foi licenciado”, explica a secretária da Semop, Rosemma Maluf. No entanto, a secretária destaca que, além da pulseira, o licenciado deverá estar com o Documento de Arrecadação Municipal (DAM) em mãos.

Estreante no Carnaval, a ambulante Lilian Taís Santos elogiou o atendimento. “O posto está excelente, o atendimento bastante rápido, sem agonia. Agora eu só espero que as vendas bombem”, contou.

O presidente da Associação do Empreendedor Individual da Bahia (Amei-a), Jorge Valentim, também salientou a evolução no ordenamento do comércio informal para a folia. “O apoio da Prefeitura foi muito importante nesse sentido. Em parceria com a Schin, o atendimento e a estrutura foram melhorados para garantir o bem estar dos trabalhadores. Isso é muito bom para que o ambulante sinta-se inserido na sociedade.”

A entrega dos kits está sendo realizada na Avenida Jequitaia, 144, Calçada (antiga Dafra Motos, próximo à Feira de São Joaquim), até o próximo dia 30, de segunda a sábado, das 8 às 17h. Para retirar o material é necessário apresentar o Documento de Arrecadação Municipal (DAM), com comprovante de pagamento e documento de identificação com foto.