Sucesso em 2015, o pré-Carnaval de Salvador ganha mais um dia em 2016 e será realizado em 30 e 31 de janeiro, na Barra. Esta foi uma das novidades anunciadas pelo prefeito ACM Neto, em coletiva realizada nesta terça-feira (24) sobre a edição da festa no próximo ano, que tem como tema “Vem curtir a rua”. No mesmo período, também haverá pré-folia em outros cinco bairros da cidade.

Além do domingo do Furdunço, que estreou em 2014 com a proposta de valorizar as apresentações de chão com fanfarras e bandinhas, o folião vai curtir também o sábado com o Fuzuê. A atração levará ao público uma espécie de Carnaval acústico, com bandas de sopro, percussão e batucada e vai desfilar no chão, sem veículo de som e sem cordas, fazendo uma releitura das festas de época e trazendo ainda mais pessoas para curtir a rua.

Tanto o Fuzuê, no dia 30 de janeiro, como o Furdunço, no dia 31 de janeiro, contam com atrações gratuitas e sem corda, trazendo pessoas de todas as idades e gostos musicais para as ruas da cidade, promovendo a irreverência e animação antecipada aos foliões e amantes do Carnaval de Salvador. Os desfiles acontecem a partir das 15h.

Participam do Fuzuê os grupos culturais Jacú, Barão, Saku, Cheio, Pierrô de Plataforma, Paraoano Sai Milhó, Kori Efan, As Kuviteiras, Mutantes, Ganhadeiras de Itapoã, Commanches, Mascarados de Maragogipe. Já as atrações para o Furdunço estão em fase de escolha. As bandas e grupos musicais têm até o dia 27 de novembro para se candidatar participar do evento. Os detalhes sobre o edital de chamamento podem ser vistos no site www.compras.salvador.ba.gov.br.

Novo circuito - Para a realização dos dois eventos foi oficializado um novo circuito, que se estende do Clube Espanhol ao Largo do Farol da Barra, cortando a Avenida Oceânica. O trecho leva o nome de Orlando Tapajós, em homenagem ao artista que revolucionou a estética do trio elétrico. “Tenho muita satisfação em ser homenageado pela Prefeitura com esse circuito. Em 2016 completo 60 anos de Carnaval, sendo que minha mãe dizia que desde que nasci curto a festa. Mesmo com 82 anos, ainda estou indo para a rua”, ressaltou Tapajós, que também estava presente na coletiva.

Outras localidades - Também no dia 30 de janeiro a festa acontece no Imbuí, Ribeira, São Cristóvão, Stella Mares e Pituba, que recebem mascarados, crianças fantasiadas e famílias inteiras em algumas de suas principais ruas para festejar e interagir. Os eventos contarão com cerca de mil pessoas em cada bairro e terá atrações musicais de chão, prometendo grande animação. O Imbuí repete a folia também no dia 31.