No total, 1.667 pessoas frequentaram os camarotes sociais para idosos e pessoas com deficiência montados na Piedade e no Campo Grande neste Carnaval até aqui. Cada camarote comporta 200 pessoas, número duas vezes maior do que as vagas disponibilizadas no ano passado. “A média diária é de 200 pessoas e o do Campo Grande é preferencialmente para idosos, mas quando chegaram deficientes nós colocamos também, a depender da vaga”, disse o titular da Secretaria Municipal de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza (Semps), Henrique Trindade. A média de público foi de 400 pessoas por dia nos dois espaços entre o sábado até a terça-feira de Carnaval. O número atingiu a expectativa esperada pela Prefeitura.

Os espaços, que têm o objetivo de proporcionar mais conforto e acessibilidade às pessoas idosas e deficientes foi uma das ações para tornar o Carnaval ainda mais democrático, chamando a atenção da imprensa local, nacional e até internacional. “A ideia foi facilitar o acesso dessas pessoas para curtir o Carnaval. Antes, elas ficavam à margem e agora têm uma estrutura, em locais privilegiados, com cuidadores no caso dos idosos, lanche, água, refrigerante, sanitários adaptados, tudo para permitir a curtição com qualidade”, disse o secretário.

O público foi informado através de um contato com os abrigos da capital baiana. “Nós contactamos os abrigos, os lares que cuidam de idosos e disponibilizamos as vagas e a partir daí às entidades trouxeram os idosos. Mas houve pessoas também que não estavam em abrigos e puderam vir”, pontuou. A entrada é gratuita e os interessados puderam se cadastrar pelo site.

Trindade garantiu que para o Carnaval de 2016 os espaços continuam nos mesmos locais (Piedade e Campo Grande), porém se houver necessidade haverá uma ampliação das vagas. Quem frequentou o espaço recebeu kits com lanches e água, e pôde contar com animadores, intérprete de Libras, maquiadores, e técnicos da secretaria capacitados para atender o público presente.