O Bicicletário gratuito, instalado pela Prefeitura, através do Movimento Salvador Vai de Bike, na Avenida Centenário, embaixo da passarela que liga o Shopping Barra ao Vitória Center, já atrai usuários de bicicleta, em especial os que transitam pelo circuito Dodô (Barra-Ondina), na condição de folião ou trabalhador. Com capacidade para 250 vagas, o Bicicletário ocupa uma área de 150 metros quadrados e é uma opção de mobilidade para foliões e pessoas que transitam pelas imediações do Circuito Dodô. Um dos principais diferenciais é a segurança, mantida por uma equipe que se alterna 24 horas ininterruptamente.

Funcionário de um hotel localizado na Barra, o soteropolitano Francisco Souza, 58 anos, foi um dos primeiros a estacionar sua bike no Bicicletário, na manhã de hoje. "Vou ao shopping e lá não tenho onde deixar minha magrela”, disse, enquanto preenchia os dados no estacionamento exclusivo para bicicletas. “Isso devia acontecer o ano inteiro e não só no Carnaval. É seguro e tranqüilo. Não preciso nem trazer meu cadeado”, comemorou.

Ao chegar ao estacionamento, usuário e sua respectiva bike são fotografados, e a essa foto é associado o CPF e entregue um tíquete para a retirada do veículo. Para garantir a segurança do serviço, a retirada só pode ser feita pela pessoa que deixou a bicicleta estacionada. Ao lado deste Bicicletário também foi instalada uma Tenda das Laranjinhas, exclusiva para devolução.

Com o objetivo de suprir a demanda das estações que estão desativadas por se localizarem dentro dos circuitos do Carnaval - a exemplo das situadas na Piedade, Glauber Rocha, Porto da Barra e Jardim Apipema -, o Movimento Salvador Vai de Bike montou uma operação especial para este período.

As bicicletas laranjinhas, do programa Bike Salvador, estão sendo retiradas em uma tenda móvel, instalada no canteiro central da Avenida Adhemar de Barros (em frente à Farmácia Santana e ao Imagem Memorial), até terça-feira (17), das 9h às 16h. Lá também é possível fazer cadastramento de novos usuários. A devolução é no mesmo horário, na Avenida Centenário, ao lado do Bicicletário. Na Vila Infantil também foram disponibilizados paraciclos, estacionamento com capacidade para 50 bicicletas.