Mais de 80% dos atendimentos realizados nos módulos assistenciais de saúde do Carnaval entre a noite de ontem (24) e a madrugada de hoje (25) foram de causas clínicas (dores, tonturas e intoxicação alcoólica), segundo balanço divulgado hoje (25) pela Prefeitura. No total, 4.541 ocorrências foram registradas nos circuitos, com predominância de casos na Barra/Ondina.

O módulo Farol da Barra liderou em número de admissões (916), seguido dos da Ademar de Barros (778) e Sabino Silva (586). O Circuito Batatinha, onde a Prefeitura colocou uma programação diversificada em espaços temáticos, como o Palco Multicultural e o Terreiro do Samba, continua registrando o menor percentual de atendimento, correspondendo a 3% do geral.

Houve manutenção da taxa de transferências em 3%, o que corresponde a 128 pacientes que necessitaram de atendimento em unidades de retaguarda, principalmente as da rede pública, como Hospital Geral do Estado (HGE), UPA Brotas e UPA Vale dos Barris.

Fiscalização - As equipes da Secretaria de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) vistoriaram 33 trios, 27 camarotes e oito marquises, entre as diversas estruturas inspecionadas na segunda-feira (24), penúltimo dia do Carnaval. A operação especial segue até a madrugada da Quarta-feira de Cinzas.

A ação visa checar o cumprimento das normas previstas no ato de licenciamento da atividades. Não houve registro de maiores irregularidades. O órgão também fiscalizou 45 estabelecimentos em relação à atividade comercial, gerando um auto de infração apenas.

O órgão ainda notificou um edifício em relação à manutenção do elevador e manteve as apreensões de armas brancas (duas facas foram encontradas na segunda) e de produtos comercializados ou distribuídos em respeito à legislação que normaliza o patrocínio oficial da folia baiana. Só de bebidas, foram 3.156 unidades apreendidas somente na segunda-feira.

Já a Secretaria de Ordem Pública (Semop) apreendeu, no penúltimo dia de folia, 955 de cerveja nas operações de restrição de marca nos circuitos Dodô e Osmar. Os responsáveis pelos materiais apreendidos só poderão reaver os produtos de quinta-feira (27), na sede da Semop, na Avenida San Martin, mediante pagamento de uma taxa de liberação. No total, foram 1.609 materiais apreendidos (727 no Circuito Dodô e 882 no Osmar), incluindo itens irregulares e de risco.

Armas brancas - Além das duas facas apreendidas pela Sedur, a Semop também recolheu, somente na segunda-feira, 400 armas brancas diversas (espetos, facas, garrafas de vidro). A Guarda Civil Municipal (GCM), por sua vez, já acumulou em todos os dias oficiais da festa a apreensão de 2.365 objetos perfurocortantes, com potencial de arma branca nos dois circuitos. As apreensões resultaram na redução em 40% dos atendimentos por agressões físicas por armas brancas nas unidades de saúde que atendem aos foliões.

Identificação de crianças - Entre as ações preventivas de segurança foi realizada a identificação de 32.755 crianças com pulseirinhas reunindo dados dos responsáveis, facilitando encontrá-los caso os menores venham a se perder na folia.

Transporte - De acordo com Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), 693.070 pessoas foram transportadas pela folia no sistema convencional de ônibus. Já nos veículos do sistema complementar foram transportados cerca de 47.520 passageiros. A linha gratuita Lapa-Calabar, que permite o acesso ao Circuito Dodô, conduziu na quarta noite de operação 129.151 pessoas.

Ontem (24), 19 taxistas foram autuados em casos de recusa de passageiros ou cobrança abusiva. O Elevador Lacerda, que está operando gratuitamente desde as 6h de quinta-feira (20), transportou, na segunda-feira, 35.294 pessoas.

Conexão na folia - Pelo menos 1,7 milhão de foliões usaram, somente na segunda-feira de Carnaval (24), a rede de wi-fi gratuita (Conecta Salvador) disponibilizada pela Prefeitura nos circuitos da folia soteropolitana. Segundo a Companhia Municipal de Governança Eletrônica (Cogel), foram 481.778 envios de fotos em alta resolução e mais de um milhão de acessos às redes sociais, dentre as quais o WhatsApp, com quase 760 mil de acessos.

Ouvidoria - Os foliões também estão ajudando a Prefeitura na apuração da qualidade dos serviços presados. Até a segunda-feira, foram registradas 6.304 demandas, sendo 98,6% referente às equipes de rua e 14% pelo call center (156). Do total de registros, 3.506 foram informações/orientações, 2.087 foram elogios, 341 sugestões, 308 solicitações de serviço e 62 reclamações. Dentre as queixas, estão a cobrança abusiva por taxistas e falta de atrações no Circuito Batatinha (Pelourinho).