Mais de 2,5 mil profissionais de imprensa estão fazendo a cobertura do Carnaval de Salvador. As imagens e informações sobre a folia baiana estão sendo transmitidas, em tempo real, para o mundo inteiro pela internet e através de emissoras de TV e rádio, além dos veículos de comunicação impressa. Os sites que fazem a cobertura em tempo real são os mais presentes.

Para atender os profissionais, a Prefeitura, como acontece tradicionalmente, montou uma sala de imprensa em pleno Circuito Osmar, com computadores, rede wi-fi e sala para entrevistas coletivas. Este ano, o equipamento homenageia o jornalista baiano José Raimundo, da Rede Bahia/Globo. Os profissionais de imprensa também podem utilizar a rede de wi-fi gratuita (Conecta Salvador) disponibilizada para os foliões e trabalhadores nos circuitos.

Integrante da equipe do portal de notícias UOL, o jornalista paulista Aurélio Nunes foi um dos que utilizaram a estrutura disponibilizada nesta segunda-feira (24). Ele fez a cobertura da passagem da Mudança do Garcia e redigiu a matéria especial na Sala de Imprensa, enviando a informação, minutos depois, para a publicação pelo veículo. "É importante contar com uma estrutura dessa, num local equipado e seguro para fazer a cobertura, principalmente nos dias de hoje em que as notícias exigem uma instantaneidade ainda maior", disse.

Rádios - Já para os profissionais que atuam nas emissoras de rádio contam com praticáveis climatizados e com área para entrevistas com artistas e autoridades. Até ontem (24), 22 emissoras usaram o espaço para transmitir a folia, ao vivo, para mais de 350 municípios baianos. "Ano após ano, esses praticáveis ficam melhor adaptados para o nosso trabalho, facilitando a qualidade da transmissão", declarou o locutor Sandro Almeida, da rádio Recôncavo FM, do município de Santo Antônio de Jesus. Ele já faz a cobertura do Carnaval há 12 anos.

"Ter uma boa estrutura é essencial para a nossa cobertura, ao vivo, que também é feita pelo portal e aplicativo da emissora", afirmou o locutor Tony Santos, da Pombal FM, de Ribeira do Pombal, município situado no semiárido baiano. "A cobertura do Carnaval da capital é a certeza de alta audiência nos municípios onde não há folia", completou. Desde 2002, ele trabalha na transmissão da folia.

Agência - Com balanços e demais informações divulgadas em tempo real, a Secretaria de Comunicação (Secom) da Prefeitura montou uma equipe de 50 profissionais, entre jornalistas, fotógrafos, cinegrafistas, além de profissionais especializados no envio de dados, especialmente para dar suporte às equipes dos diversos veículos que estão atuando na folia. O material da Secom pode ser acessado pelo site agenciadenoticias. salvador. ba. gov. br.