A cidade que protagoniza a maior festa popular do mundo garante, no Carnaval 2020, uma luminosidade maior nos circuitos da folia com a utilização de 4.580 luminárias em LED. Com isso, de acordo com a Diretoria de Serviços de Iluinação Pública (Dsip), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), as ocorrências de manutenção nos três primeiros dias da festa já apontam para uma redução de 68%, se comparadas ao mesmo período do ano passado.

“A Prefeitura registra um menor custo da iluminação pública com a implantação desses novos equipamentos, que possuem maior durabilidade e promovem mais claridade nas ruas e avenidas. Instalamos também 972 peças de low bays, os postes com duas luminárias extras, e isso amplia a sensação de segurança dos foliões, o que é bom para todos que participam da festa”, comemora o diretor da Dsip/Semop, Junior Magalhães.

Agilidade – O apagão registrado em parte da Avenida Sete de Setembro, às 23h desse sábado (22), foi solucionado graças à ação rápida da Dsip. “A região é de responsabilidade da Coelba, mas somos parceiros e entendemos que é necessário assegurar tranquilidade a quem está nas ruas de Salvador. Acionamos também a Secretaria de Segurança Pública solicitando reforço policial para evitar contratempo para os foliões e logo foi resolvida a situação, sem maiores problemas”, relata Magalhães.

Durante o Carnaval, um efetivo de mais de 70 servidores entre engenheiros, técnicos e eletrotécnicos da Dsip realizam vistorias e rondas diárias nos circuitos para detectar e solucionar as ocorrências, além de seis caminhões estacionados nos locais de passagem dos blocos para garantir agilidade à resolução das demandas. No Circuito Dodô (Barra/Ondina), o número de ocorrências foi 73% menor em relação ao ano passado, e 58% no Circuito Osmar (Centro).

Inovação – Salvador é a única capital do Nordeste que integra a lista das Smart Cities, cidades mais inteligentes do mundo, no quesito telegestão on line. A plataforma digital visa aumentar a eficiência da gestão de iluminação pública, o que proporciona a redução significativa de custos e uma maior interação da instituição com o cidadão, com respostas mais rápidas para cada demanda.

Além disso, diversos alarmes estão conectados e sinalizam quando uma lâmpada queimar, por exemplo, atualizando os gestores em tempo real sobre as principais ocorrências. “É, sem dúvida, uma maior qualidade nos serviços prestados ao cidadão”, diz Junior Magalhães. A novidade está sendo utilizada no Circuito Dodô.