0
0
0
s2sdefault

O espaço começará a funcionar na própria quinta, após a abertura, até às 21h. De sexta-feira (13) até terça-feira (17), o horário de funcionamento é de 9h às 22h.

Pela primeira vez, a Sala de Imprensa Oficial do Carnaval de Salvador terá dois homenageados: os jornalistas Maria José (Zezé) Quadros e o também escritor João Ubaldo Ribeiro. Coordenada pela Assessoria Geral de Comunicação (Agecom), a estrutura de apoio aos profissionais de comunicação que vão cobrir a festa estará instalada na Praça 2 de Julho, no Campo Grande, no trecho em frente ao acesso à Avenida Reitor Miguel Calmon (Vale do Canela), mais próximo às arquibancadas, aos camarotes oficiais e aos praticáveis de imprensa. A abertura oficial acontecerá na próxima quinta-feira (11), às 18h30, com a presença do prefeito ACM Neto e de familiares dos homenageados, além de jornalistas do Brasil e do exterior credenciados. 

O espaço começará a funcionar na própria quinta, após a abertura, até às 21h. De sexta-feira (13) até terça-feira (17), o horário de funcionamento é de 9h às 22h. Na Quarta-Feira de Cinzas, a sala será aberta para a coletiva final de balanço do Carnaval, com a presença do prefeito ACM Neto. Além disso, diariamente, sempre pela manhã, haverá uma coletiva de balanço do dia anterior da festa, a partir de sexta e até terça, com a presença de secretários e dirigentes de órgãos. Apenas jornalistas credenciados poderão utilizar o espaço.  

A Sala de Imprensa Oficial do Carnaval possui 60m² de área construída, climatizada e conta com recepção, área de credenciamento, redação com espaço para coletiva de imprensa, coordenação e depósito, além de sanitários químicos. Serão disponibilizados 30 computadores com acesso à internet e programas de edição de texto, áudio e fotografia. Também contará com dez linhas telefônicas, dois links de internet sem fio (wi-fi) e duas impressoras para apoio aos profissionais. 

Maria José Quadros – Nascida em Jequié em 1952 e formada em Comunicação pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) em 1973, Maria José Quadros exerceu a maior parte da carreira na sucursal de O Globo, como repórter entre 1974 e 1985 e como chefe de Redação entre 1987 e 1993. Também foi chefe de Redação na Gazeta Mercantil, editora de Economia no Bahia Hoje e atuou na Revista Veja e nos jornais da Bahia e A Tarde. 

Trabalhou ainda nas assessorias da Desenbahia e da então Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador (Transalvador). Seu última atuação foi como subeditora de Economia no jornal Correio, onde também assinava a coluna Negócios. Faleceu em Salvador em 6 deabril de 2013 e, além das filhas Taís e Sara, Zezé Quadros deixou quatro irmãs: Denise, Dileide, Dilene e Marinalva. 

João Ubaldo Ribeiro – O ilustre filho de Itaparica, nascido em 23 de janeiro de 1941, foi jornalista e um dos principais nomes da literatura brasileira e mundial, tendo ocupado a cadeira 34 da Academia Brasileira de Letras (ABL). Começou no Jornalismo como repórter no Jornal da Bahia, em 1957, e atuou nos jornais Tribuna da Bahia, A Tarde, O Globo, Folha de S. Paulo e Frankfurter Rundschau (Alemanha). Foi bacharel em Direito pela Ufba, mestre em Administração Pública e Ciência Política na Universidade da Califórnia do Sul e professor deCiências Políticas na Ufba. 

O primeiro romance, Setembro Não Faz Sentido, foi escrito em 1963 e logo depois foi autor de diversas obras que se tornaram clássicos, como Sargento Getúlio (1971), Viva o Povo Brasileiro (1982), O Sorriso do Lagarto (1989) e A Casa dos Budas Ditosos (1999). Recebeu os prêmios Camões, Jabuti e os alemães Anna Seghers e Die Blaue Brillenschlange. João Ubaldo foi casado três vezes e teve quatro filhos: Emília, Manuela, Bento e Francisca. Faleceu no Rio de Janeiro no dia 18 de julho de 2014. No mesmo ano, a Prefeitura do Salvador lançou o Selo Literário João Ubaldo Ribeiro, em homenagem ao jornalista e escritor.

 

0
0
0
s2sdefault

Fale Conosco

O seu canal de comunicação com o nosso site. Caso tenha dúvidas, sugestões ou solicitações de serviços, por favor, mande mensagem que teremos prazer em respondê-la.

Enviando...