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Espera por cartela na vaga pública de estacionamento, perda de tempo ao aguardar ônibus no ponto ou, ainda, estresse ao tentar dirigir por uma via congestionada.  Esses e outros problemas podem ser evitados utilizando o Zona Azul Digital, CittaMobi e NOA Cidadão, oferecidos pela Prefeitura para facilitar a vida de motoristas e passageiros que querem curtir o Carnaval numa boa, sem estresse. 

O CittaMobi, lançado por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), tem como intuito auxiliar o passageiro dos ônibus de transporte público de Salvador. Com o aplicativo é possível, por exemplo, acompanhar o itinerário da linha de ônibus pretendida, obter informações sobre a relação das linhas que atendem a cada um dos pontos de parada e a previsão real do horário de chegada do ônibus em determinado ponto. Além disso, permite a interação do usuário diretamente com o sistema, comunicando deficiências no serviço. 

No Carnaval, a ferramenta tem um diferencial: o app, que está disponível para Android e iOS, foi customizado levando em conta todas as alterações no trânsito da cidade durante a maior festa de rua do planeta. Foram disponibilizadas diversas informações para os usuários, entre elas a localização dos pontos especiais de táxi, fretamento, mototáxi, transporte por ônibus convencional, complementar e especial do Carnaval, além de todas as barreiras de trânsito com os horários de fechamento e os ascensores, com informações de tarifas e horário de funcionamento. 

“É uma ação para melhorar a vida do folião no Carnaval. Já foi copiado por mais de dez capitais, é um case de sucesso da Prefeitura. Do ponto de vista da gestão, é importante porque os ônibus da cidade são monitorados em tempo real e, pelo conforto, permite que ele se planeje pra só ir ao ponto na hora que os ônibus chegam”, afirma o titular da Semob, Fábio Mota. 

Somente em janeiro último, o aplicativo registrou cerca de 6 milhões de acessos. Durante todo o ano de 2018, foram 66.369.261 acessos. E já foram contabilizados 1,5 milhão de downloads da ferramenta. 

Estacionamento prático - Já o Zona Azul Digital, lançado por meio da Superintendência de Trânsito do Salvador (Transalvador), também disponível para Android e iOS, veio para facilitar a vida dos motoristas no momento do estacionamento dos veículos. São 12,5mil vagas de Zona Azul da cidade, cujas tarifas podem ser pagas usando apenas o celular. 

O objetivo do Zona Azul Digital é acabar com problemas como a falta de guardadores e oferecer à população mais opções de pagamento, além de uma tolerância de 15 minutos. Pagamentos via cartão de crédito, débito, e boleto bancário são algumas opções que estão disponíveis. Os créditos podem ser comprados com antecedência ou apenas no momento em que o motorista for estacionar o veículo. Não haverá alteração nos valores já cobrados atualmente, de R$3 por 2h, R$6 por 6h e R$9 por 12h. 

Os créditos ativados e encerrados com saldo de horas podem ser reutilizados em outro logradouro, desde que a regra de utilização seja a mesma. Por exemplo: sendo o crédito inicial adquirido para a regra de 6h, o saldo de horas não poderá ser utilizado em locais com regra de 2h. Em eventos, a cobrança pode variar entre R$10 e R$20, dependendo da sinalização. 

“Ambos os serviços estarão funcionando normalmente durante o Carnaval e o cidadão poderá utilizá-los sempre que precisar de algum serviço da Transalvador. Os condutores poderão utilizar os apps do Zona Azul Digital tanto para estacionar nas vagas próximas ao circuito, quanto em todos os outros locais da cidade onde disponibilizamos os serviços. O NOA Cidadão também funcionará normalmente durante a folia, podendo ser acionado pela população que desejar denunciar qualquer irregularidade no trânsito que esteja acontecendo na cidade”, explica o superintendente da Transalvador, Fabrizzio Muller. 

Desde que foram implantados, em outubro do ano passado, os aplicativos foram utilizados 65.016 vezes como forma de pagamento para estacionamento numa área de Zona Azul. Já foram feitos 62.435 downloads dos dez aplicativos já credenciados. Para saber quais os aplicativos homologados, basta entrar no site da Transalvador, no endereço www . transalvador . salvador . ba . gov . br. Se a pessoa não tiver plano de internet no celular, ele pode ativar o estacionamento por meio de SMS usando um dos aplicativos ZAD. 

Emergências - Pelo NOA Cidadão, também ligado à Transalvador e disponível para Android e iOS, é possível solicitar atendimentos emergenciais, como remoção de carros estacionamentos irregularmente e reportar acidentes na via. Além disso, o cidadão pode informar problemas na via como irregularidades na sinalização, semáforos sem funcionar corretamente, óleo na pista, veículos quebrados ou outra intercorrência nas vias. 

O reclamante pode também enviar fotos do problema. Essas solicitações são recebidas pelos agentes que atuam no Núcleo de Operação Assistida (NOA), a central de videomonitoramento 24 horas da autarquia.  O cidadão receberá uma mensagem com a resposta à sua demanda ao ter seu atendimento finalizado pela Transalvador. 

Ainda com a ferramenta, o usuário pode receber alertas de ocorrências de grande impacto no trânsito em tempo real, e evitar vias que estejam com alguma situação. Também pelo aplicativo é possível fazer o cadastro do veículo, informando no aplicativo o número do Renavan e placa, para que o condutor seja avisado caso seja autuado pelo órgão de trânsito. 

É possível, ainda, consultar a segunda via de notificações e até mesmo ser avisado do vencimento de multas. Ao clicar nas notificações, os detalhes da autuação serão exibidos na tela com informações como prazo de defesa e de apresentação de condutor. Porém, as novas funcionalidades não alteram o envio da notificação por correspondência impressa - as vias amarela e verde. 

O aplicativo também permite que sejam feitas solicitações que envolvam outros órgãos, como queda de árvore ou pontos de alagamento, por exemplo. Em casos de acidentes com vítimas, o cidadão poderá acionar a Transalvador, que irá informar imediatamente a ocorrência ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). 

O aplicativo foi lançado em 2016, quando teve 10.034 acessos. Nos anos seguintes, foram registrados 18.358 acessos em 2017, 21.942 em 2018 e, até o momento, foram contabilizados 2.750 chamadas em 2019. Ao todo, o app já foi baixado 34 mil vezes.

 

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