Começa nesta quarta-feira (31) às 8h da manhã, no Hotel Fiesta Convention Center, Itaigara, a Jornada Pedagógica 2018, realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Smed). A cerimônia de abertura vai contar com as presenças do vice-prefeito Bruno Reis, do secretário Municipal de Educação (Smed), Bruno Barral, representantes do Conselho Municipal de Educação, entre outros. O evento terá como tema “Gestão para resultados: por uma comunidade colaborativa de aprendizagem”, marcando o início do ano letivo da Rede Municipal de Salvador, cujas aulas começam na segunda-feira (05).

Após a abertura, o professor das fundações Getúlio Vargas e Dom Cabral, José Luiz Jansen de Mello, mais conhecido como Zeca de Mello, ministrará a palestra “Liderança Inspiradora ”, demonstrando como o líder é o principal condutor das relações e dos espaços que geram engajamento coletivo. Filósofo e doutor em Teologia pela Universidade Gregoriana de Roma, Mello é um palestrante com vasto conhecimento em educação humanística, que vai falar sobre motivação, ética, inovação e liderança.

Depois do evento de abertura, a Jornada Pedagógica parte para o segundo momento, na quinta-feira (1º), realizado nas escolas, onde diretores, coordenadores pedagógicos e professores discutem o planejamento do ano letivo. Nesse encontro, ocorre a avaliação coletiva do ano letivo de 2017, objetivando a análise e reflexão crítica da prática pedagógica e da aprendizagem. Também é feito o planejamento e a definição de novas metas pedagógicas para o ano de 2018, com foco no aprimoramento do desempenho e da aprendizagem das crianças, jovens, adultos e idosos alunos da Rede Municipal.