A comunidade do Arraial do Retiro será beneficiada com a entrega da obra de contenção de encosta da Rua Direta do Arraial, no Arraial do Retiro (acesso pelo Cabula, na esquina do Hotel Extasy e próximo ao Atakarejo), nesta quarta-feira (24), a partir das 17hh. A inauguração será comandada pelo prefeito ACM Neto, e as ações no local foram executadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), através da Superintendência de Conservação e Obras Públicas (Sucop), com duração de quase um ano.

As intervenções englobaram a contenção de 1.055m² através da técnica de cortina atirantada. Também foi feita hidrossemeadura na base da cortina em uma área de 1.800m². O valor do investimento foi R$ 4 milhões, provenientes de recursos municipais.

Requalificação - Na sequência, na parte baixa do Arraial do Retiro, o prefeito assinará ordem de serviço para início da requalificação do entorno da Lagoa do Arraial do Retiro. Antiga reivindicação dos moradores, a urbanização do local prioriza a preservação das áreas de valor ambiental e requalifica o espaço urbano através do tratamento paisagístico - criação de jardins e o plantio de árvores- e de equipamentos de lazer. O projeto é da Fundação Mário Leal Ferreira.

O entorno da Lagoa do Arraial também terá área pavimentada com piso intertravado, que permite o uso compartilhado por pedestres, motoristas e ciclistas. O projeto prevê um deck em madeira plástica e a instalação de um parque infantil, paraciclos (suporte físico onde a bicicleta é presa), equipamentos de ginástica, conjunto para jogos, bancos para convivência e um quiosque para a comercialização de acarajé.