O vice-prefeito Bruno Reis assina, às 14h30 desta quarta-feira (10), um Termo de Fomento entre a Prefeitura e a Associação de Amigos do Autista da Bahia (AMA), no valor de R$ 380.478,70. A assinatura será realizada na sede da instituição, situada na Rua Macêdo de Aguiar, Nº 98, no bairro de Pituaçu, e contará também com a presença do secretário municipal da Educação, Bruno Barral, da presidente e do vice-presidente da AMA-BA, Rita Brasil e Leonardo Martinez, respectivamente, entre outras autoridades.

O objetivo dessa ação é proporcionar o desenvolvimento de atividades especializadas para alunos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), fortalecendo e ampliando o Atendimento Educacional Especializado da rede municipal de ensino. Essas atividades, executadas por professores capacitados para lidar com esse público, serão realizadas na sede da AMA-BA no contraturno das aulas normais, envolvendo jogos interativos e de aprendizagem.

Os recursos que a entidade receberá são oriundos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). A Prefeitura e a AMA já têm um acordo de cooperação, no qual a Secretaria Municipal de Educação (Smed) faz a cessão de 33 professores para atuarem na instituição.

Parcerias – No ano de 2014, o prefeito ACM Neto aprovou um decreto municipal que garantiu para a AMA-BA a devolução do terreno situado na Estrada do Curralinho, no bairro do Stiep, para a construção da sede própria da instituição que, atualmente, funciona em espaço alugado. Após a construção da nova sede, a AMA pretende zerar a fila de espera de aproximadamente mil pessoas, além de beneficiar, direta e indiretamente, quase 45 mil com autismo que reside em Salvador.

A Prefeitura também assinou outro termo com a AMA, por meio da Sempre, no dia 22 de maio. Com vigência de 36 meses, o termo de colaboração tem valor anual de R$ 490 mil e visa a oferta de serviço de proteção social especial para 217 crianças, jovens e adultos com autismo.

Outras entidades - Além da AMA, a Prefeitura possui parceria com diversas entidades que prestam atendimento a pessoas com deficiência, como a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Salvador (Apae), o Núcleo de Atendimento à Criança com Paralisia Cerebral (NACPC), o Instituto Bahiano de Reabilitação (IBR), o Instituto Guanabara, Instituto de Cegos, Associação Bahiana de Reabilitação e Educação (ABRE), a Associação de Pais e Amigos de Deficiente Auditivo da Bahia (APADA) e a Associação Bahiana de Equoterapia, entre outras.